quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Roque Santeiro - entre a ficção e a realidade







A história do mercado Roque Santeiro, considerado um dos maiores do continente africano, está transcrita no livro "Roque Santeiro - Entre a Ficção e a Realidade", da autoria do docente universitário Carlos M. Lopes, a ser lançado hoje às 18 horas, na Universidade Católica, em Luanda.
Na apresentação dessa obra literária, o escritor angolano e prémio Camões 1997, Artur Pestena dos Santos "Pepetela", escreve que "Roque Santeiro - Entre a Ficção e a Realidade" estuda o nascimento do mercado com todas as suas envolventes económicas, sociais e políticas da época e as razões que o fizeram prosperar.
"Vai descrevendo, com números e opiniões diversas à mistura, o bulício e a actividade desse formigueiro humano que, a um momento dado, tinha um peso muito grande na vida dos luandenses (...). O Roque é (...) um exemplo da criatividade do espírito angolano, da sua enorme habilidade na luta contra a carência e o sofrimento e, também, da capacidade de inventar dos luandenses (...)", escreve o apresentador da obra.
Continua escrevendo que o Roque Santeiro, como mercado, está condenado, pois o livro será um requiem contado antecipadamente. "De forma analítica, pérola concentrando em si muitas horas de trabalho, de cansaço e de suor, pó compactado pelas caminhadas do autor entre odores, gritos, vozes, ritmos, amores e desgraças de muita gente. Roque Santeira - Entre a Ficção e a Realidade será um dia um documento histórico, sabemo-lo antecipadamente. Nada mau, para começar".
Carlos Lopes, mestre em Desenvolvimento Económico e Social em África, é docente no mestrado de Estudos Africanos do ISCTE e na licenciatura de Desenvolvimento Comunitário do ISPA. O autor tem vindo a debruçar-se sobre diversas áreas de investigação, nomeadamente desenvolvimento económico/economia urbana; economia informal/urbanização nos países em desenvolvimento e África Subsahariana/Palop/Angola/Moçambique.





Fonte: Jornal de Angola









Roque Santeiro - Entre a Ficção e a Realidade
Autor(a):
Lopes, Carlos
Data: 2007, Novembro
ISBN: 978-989-8131-01-0
N. Páginas: 272
Formato: 165 x 240cm










Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto