sábado, 1 de dezembro de 2007

Preguiça e motivação

"As condições da mão-de-obra indígena dificilmente se modificariam, por ser difícil, se não impossível, tirar ao indígena, na sua terra, o hábito da ociosidade, inveterado durante séculos por condições normais de vida"


Fonte: Relatório de José Cabral, governador de Angola, 1910.

Foto: Tonspi


"A pretensa preguiça do preto é quase sempre o resultado da sua subalimentação ou da sua pouca saúde. É preciso que tenha razões para se interessar pelas tarefas que se lhe impõem ou que as procure sob a pressão da necessidade.

Se se lhe ensinar, se se lhe der a possibilidade de experimentar, se se lhe oferecerem boas condições de pagamento e de tratamento, o africano pode igualar e ultrapassar mesmo, em habilidade e em ardor, o trabalhador europeu."


Fonte: "Angola e o futuro - Alguns problemas fundamentais" de Augusto Casimiro



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

É-nos lícito perguntar: Em que estado económico, social e civilizacional estariam os portugueses (e já agora, os restantes povos da Europa) se, durante séculos, lhes tivessem andado a capturar os mais saudáveis homens e mulheres, com a finalidade de os vender, na abominável situação de escravos, para as outras partidas do Mundo?

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...