segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mundial de Andebol

Francisco Eduardo Jornal de Angola
Selecção apura-se para os quartos -de -final
Angola assegurou ontem o oitavo lugar do campeonato do Mundo de Andebol sénior feminino ao vencer a Macedónia por 33-25 na penúltima jornada da fase de grupos, disputada na Salle les Arenes, em Metz. Apesar de faltar ainda um jogo, nesta fase, Angola já pode começar a preparar-se para enfrentar nos quartos-de-final a Alemanha, ou mesmo a Hungria, em caso de vitória das pupilas de Gerónimo Neto, amanhã diante da Rússia, actual campeã em título.
Uma vitória no jogo a eliminar, correspondente aos quartos-de-final (frente à Alemanha) catapulta automaticamente Angola para as meias–finais, do campeonato do Mundo. Por tudo que Angola jogou até agora, as expectativas são enormes, pois os “experts” não hesitam em considerar que as campeãs africanas possuem estaleca e motivação redobradas para enfrentar qualquer dos colossos do Andebol mundial. Ontem, o jogo começou equilibrado, como ilustra o resultado de 10-10, aos 20 minutos mas as campeãs africanas acertaram a sua defesa e lançaram a partir daí o seu eficiente contra-ataque apoiado que marcou a diferença, ao longo de todo encontro. Perante um adversário praticamente fora dos quartos-de-final e com poucos argumentos para enfrentar o poderio das comandadas de Gerónimo Neto, o sete nacional enfrentou no entanto, algumas dificuldades e esteve a perder aos 23 minutos por 10-12.
O empate chegou aos 26 minutos, com um remate fulminante de Belezura mas a toada de parada e resposta continuou até que Marcelina Kiala marcou e estabeleceu o resultado de 16-14. Mesmo em cima dos 30 minutos, uma penetração de Ilda Bengue permitiu às angolanas chegar ao intervalo a vencer por 17-14. O combinado nacional teve o mérito de gerir a vantagem na segunda metade, terminando o jogo com o “score” final de 33 - 25.
Com esta vitória Angola ocupa o terceiro lugar do grupo e, em princípio deverá cruzar com a Alemanha, segunda colocada do “Grupo II” qualificativo aos quartos-de-final. O dia de hoje é reservado ao descanso das equipas e amanhã Angola defronta a Rússia, enquanto a França, nossa concorrente directa ao terceiro posto, joga contra a Noruega.
FICHA TÉCNICA
Salle les Arenes em Metz. Sob arbitragem da dupla japonesa F. Liu e S. Liu, as equipas alinharam como se segue:
ANGOLA – Odete Tavares, Maria Pedro e Cristina Branco (Guarda – redes); Teresa Joaquim (1), Ilda Bengue (7), Filomena Trindade (2), Bombo Ca­landula, Nair Almeida (7), Rosa Amaral (1), Isabel Fernandes (5), Marcelina Kiala (6), Luísa Kiala (3), Natália Bernardo e Cilízia Tavares (1). Oficiais: Geró­nimo Neto, Albertino de Oliveira, Sebastião Lemos e Teresa de Sousa.
MACEDÓNIA – Olga Kolesnik e Tanja Andrjeva (Guarda – redes); Robertina Mecesvka, Natasa Koce­vska, Anzela Platon (1), Elena Gjorgjievska, Daniela Noveska, Valentina Radu­lovic (6), Natalija Todo­rovska (6), Julija Portjanko (2), Biljana Crvenkoska (3), Dragana Pecevska (4), Marina Lambevska (2) e Mirjeta Bajramovska (1). Oficiais: Ljubomir Savevski, Ivan Bojkov, Rubinco Srbinovski e Angel Velkov.









Pensar e Falar Angola

Sem comentários: