sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Eleições e condições para o exercício pleno da cidadania

O Presidente da República José Eduardo dos Santos anunciou, no seu discurso de Natal, a realização de eleições legislativas em Setembro de 2008.
O discurso do Sr. Presidente da República de Angola, para além de ser uma excelente peça de oratória, contém um conjunto de ideias importantes para o desenvolvimento da sociedade angolana e para o crescimento do país.
No entanto, eventualmente por incapacidade de leitura da minha parte, não descortinei nesse discurso uma alusão clara e significativa a um aspecto que reputo fundamental para que Angola consiga tornar-se num curto prazo no país desenvolvido e na democracia plena a que todos os angolanos aspiram - a Educação do povo angolano.
Certo que o Presidente José Eduardo dos Santos dedicou algumas linhas à formação técnica e profissional que habilite os angolanos ao exercício de funções qualificadas. Mas ao que me refiro não é exactamente a esse tipo de formação, a qual é fundamental para a instalação de empresas e para o aumento da produção.
Para mim o que é fundamental é falar de educação de nível superior, politécnica e universitária, com a qualidade suficiente para garantir a qualificação da massa cinzenta dos angolanos e impedir a contínua emigração de quadros que vão enriquecer os países europeus, americanos e asiáticos.
Angola, tal como os restantes países africanos, tem que formar localmente os seus mestres e doutores, tem que ser capaz de produzir conhecimento e deixar de se limitar a importar e pagar caríssimo o conhecimento e a tecnologia que permitem transformar os seus recursos naturais.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola