quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Eleições Legislativas

Eleições legislativas marcadas para 5 e 6 de Setembro de 2008 Lusa

As eleições legislativas em Angola foram marcadas para 5 e 6 de Setembro de 2008, anunciou o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na sua mensagem de Ano Novo.
“A vontade do povo angolano deve exprimir-se com verdade e sem limitações nos dias 5 e 6 do mês de Setembro de 2008, nas eleições legislativas que serão oportunamente convocadas”, precisou o estadista, na habitual mensagem à Nação por ocasião do fim de ano. O Chefe de Estado angolano referiu que o exercício de voto é um processo que vai aprofundar o sistema democrático no país e permitir que ele (sistema) funcione normalmente.
Com efeito, frisou que as próximas eleições devem ser realizadas num clima de paz, harmonia e fraternidade entre todos os angolanos, sem recurso à violência verbal ou física, mas na base da tolerância e respeito pela opinião e ideias alheias.
Para tal, José Eduardo dos Santos disse ser fundamental que a segurança dos cidadãos e a protecção dos seus bens esteja completamente garantida pela Polícia Nacional, como garante da ordem.
Segundo o estadista, a ordem pública é uma condição indispensável para que os cidadãos se sintam tranquilos e possam viver sem quaisquer constrangimentos nem receios e exercer os seus direitos e cumprir os deveres.
Nesta perspectiva, o mais alto mandatário da Nação angolana precisou que a Polícia Nacional, como garante dessa ordem, tem de dar o exemplo, devendo os seus quadros e agentes pautar a sua conduta pelo respeito pela vida humana e pela propriedade pública e privada.
“Só assim esta corporação corresponderá às expectativas de todo o povo angolano”, sublinhou Eduardo dos Santos, apelando à sociedade a estar sintonizada com o momento que o país vive, caracterizado de esperança e de grande confiança no futuro.
Esta será a segunda vez que terá lugar em Angola uma escolha popular. As primeiras eleições legislativas tiveram lugar em 29 e 30 de Setembro de 1992.
Recorde-se que as primeiras eleições gerais em Angola realizaram em 1992 com a participação de 18 partidos, ao passo que onze candidatos concorreram às presidenciais.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto