quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Zebra


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus

As zebras são mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, marrom-escura e branca, dipostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal.

As zebras não atacam sem qualquer motivo, apenas quando é necessário defender-se. São, muitas vezes, as presas preferidas dos leões.

É nas savanas africanas onde as zebras habitam. Encontram-se distribuídas por famílias: macho, fêmeas e filhotes. Estes animais, por serem atacados habitualmente por leões, podem se tornar animais extremamente velozes, pois para fugirem dos predadores, utilizam apenas um meio: a fuga. As listras das zebras vão escurecendo com a idade, e estes animais, embora se pareçam, não são todos iguais.

Apesar de parecerem todas iguais, as espécies de zebra existentes não são estreitamente relacionadas umas com as outras. As zebras-de-grevy têm origem de animais diferentes (de outro subgênero) daqueles que originaram as zebras-das-planícies e as zebras-das-montanhas.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo"Jotacê":
Olhe, não sabia que as zebras não eram todas iguais.
Como são velozes quando perseguidas pelos predadores famintos.
São de preservar porque adornam, com a sua beleza, a imensa selva policromática.
Abraço Amigo.
Parabéns pela pesquisa.
pena