terça-feira, 11 de setembro de 2007

Procissão

Uma pequena procissão, mostrando diversas pessoas que carregam vários objetos materiais, incluindo um arco e flechas, uma caixa pequena, um almofariz e um pilão; também, um músico que toca marimba/balafon.

Antonio Cavazzi, nascido em 1621 era um padre italiano que de 1654 a 1667 se juntou à missão dos Capuchinhos, numa região que é hoje o norte de Angola; depois que uma visita à Europa, ele retornou a Angola, particularmente ao reino do Congo, onde permaneceu de 1672 a 1677. Morreu em Génova em 1678.

Cavazzi fez esta e outras aguarelas. Os originais estão no seu manuscrito, situado numa colecção confidencial em Modena, Itália; uma cópia do microfilme do manuscrito é mantida pelo departamento de coleções especiais, universidade da biblioteca de Virgínia. Os desenhos de Cavazzi devem ser entre os esboços conhecidos, os mais explicitos da vida africana, testemunhados visualmente por um europeu.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Pena disse...

Cavazzi expressa uma Alma gigantesca nos seus deslumbrantes trabalhos artísticos.
Criou. E, criou belos e profundos sentires executados com o carinho e dedicação ao povo e tradições de Angola.
Registei com agrado e encanto.
Linda e íntegra, a sua dedicação...!
Abraço de estima
pena

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...