sexta-feira, 14 de setembro de 2007

ANGOLA DESCRITA,(Os sonhos cheiram melhor do que a realidade.)



"O meu pai é um homem de paixões.

Durante alguns anos dedicou-se à fotografia e ao cinema. Comprou uma câmara de filmar, Super 8, que levava para toda a parte. Foi por causa dele e do seu entusiasmo, e por causa também daquela velha câmara, hoje minha, que me tornei documentarista.


Lembro-me, eu era adolescente, em Lisboa, de Dário armar um pequeno écran na sala de visitas, e de projectar slides, ou filmes, sobre Lourenço Marques ou a Ilha de Moçambique. Num deles estou eu, com pouco mais de um ano, numa piscina, dentro de uma bóia com o formato de um pato, a bater na água com ambas as mãos.


Ao fundo, o imenso mar anil.


Noutro filme aparece a minha mãe com uma cana de pesca nas mãos.


Dário via as imagens em silêncio, saboreando um Martíni. No fim, suspirava:– Ah, Moçambique! Foram anos felizes. Às vezes sonho com aquele tempo. Depois acordo e ainda sinto nos lençóis o cheiro de África. Quem não sabe o que é o cheiro de África não sabe a que cheira a vida!...


Quando o avião aterrou em Luanda e abriram as portas, parei um instante no cimo das escadas e enchi os pulmões de ar. Queria sentir o cheiro de África.


Mandume abanou a cabeça, infeliz:– Merda de calor!


Enfureci-me:– Ainda nem pisámos em terra e tu já protestas. Não sabes apreciar as coisas boas?


– Que coisas boas?


– Sei lá, o cheiro, por exemplo. O cheiro de África!


Mandume olhou-me, perplexo:– O cheiro de África?! Cheira a xixi, caramba!...


Fiquei calada. Cheirava mesmo."




"As Mulheres do Meu Pai" por José Eduardo Agualusa.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: