sábado, 22 de setembro de 2007

PALUDISMO

Malária ou paludismo, entre outras designações, é uma doença infecciosa aguda ou crónica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles.
A malária mata 2 milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da
SIDA/AIDS, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. É a principal parasitose tropical e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países: (mata um milhão de crianças com menos de 5 anos a cada ano). Segundo a OMS, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem.



Wikipédia


A Malária ou Paludismo é uma doença muito grave, porque é a primeira causa de morte das crianças em Angola. Para enfrentar esta situação, o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controlo da Malária, com o apoio do UNICEF, promove o uso do mosquiteiro tratado com insecticida de longa duração como primeira medida preventiva para reduzir o número de casos e consequentemente de mortes por malária. Estes mosquiteiros conservam o insecticida até cinco anos seguidos.(...).


(...)Nós sabemos que em Angola, muitas crianças que morrem de malária falecem em casa sem receber o tratamento adequado, ou chegam muito tarde aos postos e centros de saúde, quando já há poucas esperanças de salvação. E nestas unidades sanitárias, o maior problema para o tratamento do paludismo é que a cloroquina, o medicamento antipalúdico mais barato e mais utilizado, perdeu a sua eficácia.

Existe hoje um novo tratamento, a Terapia Combinada com Artesunate, que é muito mais eficaz no combate á doença. O programa "Fazer Recuar o Paludismo" acordado em Abuja recomenda que pelo menos 60 por cento das pessoas em risco, particularmente crianças menores de cinco anos, beneficiem do acesso atempado à terapia anti-palúdica no prazo de 24 horas após o início dos sintomas.




(...)Unicef

Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Anónimo disse...

mi chamo Tamires ,sou Brasileira ,presiso de uma informação ,qual é o melhor hospital para si tratar do paludismo em Angola ? Obrigada .

João Carlos Carranca disse...

Qualquer Clínica ou Hospital de Angola está apetrechada para tratar o Paludismo.