segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Hiena



FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Hyaenidae
ESPÉCIES: Castanha, listrada, malhada

A hiena malhada é um animal carnívoro extremamente bem sucedido e adaptado. Por esse motivo, pode ainda ser encontrada um pouco por todo o território do Centro e Sul de África, pois embora preferira os espaços abertos da savana, a floresta não a intimida, e com a sua capacidade de adaptação consegue viver tranquilamente no meio das árvores, desde que não seja floresta muito densa, ou na periferia das grandes e desorganizadas cidades africanas, onde sabe que pode encontrar alimento, principalmente gado doméstico. No entanto, não são animais muito estudados e têm poucos admiradores, talvez pelo mau cheiro que sempre os acompanha, em virtude de não cuidarem da sua pele, ao contrário de outros predadores. O cheiro a sangue e entranhas das suas presas afasta o mais curioso e interessado admirador, e o seu andar também não é muito cativante, isto em resultado da forma característica do seu corpo. Talvez por isso seja caçada de forma tão intensa, cruel e desinteressada pelos habitantes das zonas onde passa.Em alguns países houve e continua a haver tentativas para domesticar este animal, mas não resulta, é como querer chamar um crocodilo pelo nome... Para além das imagens, sempre desagradáveis, de animais acorrentados e açaimados, constituem apenas tentativas condenadas à partida. A hiena não se domestica, é um animal selvagem em todo o seu esplendor.Desde sempre, a hiena teve má reputação entre as tribos indígenas dos territórios que habita. O seu som mais conhecido, como se estivesse sempre a rir - apesar dessa ser apenas uma das suas vocalizações -, e o seu aparecimento fugaz para devorar o cadáver de um animal quando a morte chega, faz com que seja considerada, em muitas zonas e para muitas culturas, um animal que transporta espíritos maus.






Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Pena disse...

Amigo "Jotacê":
Admiro o seu imenso poder de pesquisa e informação que transmite com clareza e verdade.
Uma hiena adaptada e carnívora não se extinguirá.
Penso no autêntico horror que sentirá quando é capturada sem escrúpulos.
Será que ainda há pessoas assim, tão maldosas?
Bela atitude descritiva de um animal vivo que vive, come, dorme e tem o pleno direito à existência, como todos os seres vivos da terra.
Sentida e real descrição que registo.
Um Bem-Haja pelo que é
Abraço Amigo
pena

Fernando Ribeiro disse...

Aqui podem ver-se imagens de hienas capturadas e "domesticadas". É um espectáculo deprimente.

Tal como os abutres, as hienas não são bonitas de se ver mas, tal como eles, desempenham um papel muito importante. Ao comerem a carniça de animais mortos, evitam que a putrefacção destes seja um foco de propagação de doenças.

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola