segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Instrumentos musicais




Constituindo uma manifestação artística bastante divulgada e diversi­ficada, os instrumentos musicais tradicionais apresentam varias características, tanto do ponto de vista estétíco-artistíco, com o pela variedade dos materiais de que são feitos.

No seu conjunto, cada instrumento musicai assume uma função específica no conjunto para a harmonização da musica.

Neste universo dos instrumentos musicais, realçamos os mais utilizados em diferentes ritos e cerimónias:Ndungi (Para entronização do- Chefe tradicional Kíkongo),Mukupiela (Mem-hrafone que harmoniza o som da música no conjunto de outros instrumentos côkwe), Mpungí (trombeta de marfim para a comunicação da ordem do Chefe, e também para danças a ele ligadas), Mondo (Instrumento para música c comunicação entre os côkwe).Omavakola (Duas cabaças coladas e usadas para a música ligada aos ritos mágico-curativos Nyaneka-Humbi,) Kakoxí(Víola Kimbundo); Mbulutn-bumba (violão Kwanyama).Cinguvu (tambor para actualização da dança de iniciação masculina côkwe, e para a comunicação, cujo som às manhãs e às tardes atinge 6 a 10 Km), Marimba (Xilofone usado nas diferentes cerimónias, tais como fúnebre, de casamento, investidura do chefe entre os kimbundu), Ngongi (Dupla sineta para a actualização do poder tradicional kikongo), Kissange ou ideofone, Sangu (chocalhos para harmonização da música) e lupembe ou Xilofone usado nas cerimónias de adivinhação côkwe.


Fonte:



Kissanji ( mbira, kalimba ou sansa) - É um instrumento de som fluido, utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas, ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira, ao luar. Sobre a tábua harmónica fixam-se as lâminas, que podem ser em bambu ou metal, presas a um cavalete. O instrumento é agarrado com as duas mãos e tocado com o polegar de cada uma. Alguns grandes tocadores chegam a utilizar os indicadores. Também é chamada Mbwetete, quando é feita à base de bambu.



Marimba- de influências culturais asiáticas, é um instrumento que se pode encontrar perto das quedas de Kalandula e também na região da Lunda.

Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Anónimo disse...

o melhor blog de musica em lingua portuguesa do mundo

http://tudoprovisorio.blogspot.com/

Simao Toco Dombaxi disse...

Coloque mais instrumentos gostei

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola