domingo, 2 de setembro de 2007

Avestruz



Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: Struthio Camelus

O avestruz é a maior ave que existe. É uma ave não voadora. Sua principal característica é o pescoço longo sem plumagem. Pesam de 90 a 130 kg sendo que alguns machos podem chegar até 155 kg. As fêmeas podem chegar a 2 m de altura enquanto o macho 2,7 m.
O avestruz possui pernas e coxas sem plumagens, tem a pele rosada. Quando atingem um ano e meio de idade ocorre o dimorfismo sexual, o macho possui as plumagens pretas com a ponta das asas brancas e as fêmeas com a ponta das asas cinza. Suas penas são macias e isolantes térmicos. Alimenta-se de frutos, sementes, invertebrados, insectos, répteis e pequenos mamíferos. Como não possui dentes, o avestruz engole pedrinhas para ajudar a esmagar os alimentos. Seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes. Gostam de água, mas conseguem ficar muito tempo sem beber, vivendo da humidade das folhas.

O avestruz vive em grupo de até 50 aves que vivem com outros ruminantes. Possui audição e visão bastante aguçadas podendo prever o perigo à distância. As fêmeas põem os seus ovos em ninhos comunitários e cada ovo pode pesar mais de um quilo e ter 20 centímetros de comprimento, são chocados pela fêmea durante o dia e pelo macho durante a noite. O período de gestação da fêmea é de 35 a 45 dias.

Ao correr, o avestruz chega a atingir 65 km por hora fugindo de seu predador (leão), pode ferir seriamente outro animal com seu coice.

Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Pena disse...

Amigos autores:
O preciosismo e a exaustiva pesquisa como elaboram os textos aqui, merecem o completo sentir e, a sensação de que tudo é belo e perfeito.
Li atentamente este Post sobre a Avestruz.
Fica registado com encanto.
Abraços de estima e consideração
O Amigo dedicado a tudo o que é belo e, isto, é.
pena

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...