quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Elefante

Reino: Animalia

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae

Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem que havia, na verdade, duas espécies de elefante-africano: Loxodonta africana, da savana, e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas. Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Os elefantes exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controlo, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.

Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.

Vivem em manadas lideradas por uma fêmea velha. A líder das manadas tem como obrigação saber onde existe água até mesmo em períodos de seca para garantir o bem estar de todos. O elefante possui uma tromba que é fundamental para sua sobrevivência, é usada para levar água para a boca, comida e para ajudar nos banhos tanto de água como de lama. Quando estão em busca de água, são capazes de derrubar qualquer coisa que estiver a sua frente, pois são muito fortes.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Pena disse...

Descrição bela e exaustiva, perante uma pesquisa perfeita.
Um Elefante! Valioso e característico de África.
Ficou registado em mim um animal indiscutívelmente presente e não esquecido das belas terras Angolanas.
Abraço de Amizade sincera
pena

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola