terça-feira, 4 de setembro de 2007

Leão

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. leo
Os leões vivem especialmente nas savanas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras e javalis; entretanto um grupo pode abater um elefante que esteja só. Também é frequente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.

O leão é apelidado de o rei dos animais por sua imponência, força e bravura. São os únicos felinos sociáveis do mundo, um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.

A palavra "Simba" significa Leão, pois é o nome desse animal na língua suaíle - um idioma falado em vários países da África.

Machos medem de 1,72 a 2,50 metros de comprimento, fêmeas de 1,58 a 1,92m. O comprimento de seu rabo varia de 60 a 100 cm. Fêmeas são 45 a 68 quilogramas mais leves que os machos, mas tem a mesma massa muscular. Os machos pesam entre 150 a 260 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 122 e 182 kg.

Os leões têm cara achatada, olhos arredondados e um pescoço relativamente curto. Os machos têm os pêlos da juba com variedades de cores, geralmente, é um cinza-prateado ou um vermelho-amarelado. Quanto mais escura a sua juba, mais velho é o leão.

Os leões de cativeiro têm sua juba mais longa e com muito mais pêlos do que os leões de vida selvagem. Ambos os sexos são fortes e musculosos. Como os tubarões, eles têm os dentes caninos com 5 centímetros de comprimento, os quais o ajudam a caçar e a prender a sua presa.

As leõas são as caçadoras e caçam tanto de dia como de noite. Elas caminham em pequenos grupos para caçarem a sua presa. Uma vez escolhida, elas fincam os seus dentes no pescoço da presa para sufocarem o animal. Quando a presa é muito grande, uma das leoas a prende pelo pescoço, enquanto as outras mordem o animal. Leões podem correr 60 quilómetros por hora e caçar animais de 27 a 32 quilos.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Pena disse...

Um leão!
Como desejaria conhecê-los bem e enternecê-los como um bom domador, sem coartar a sua liberdade que vai dentro de si.
Vi o filme para jovens e adultos:"O Rei Leão" e fiquei comovido.
Bela pesquisa.
Perfeitamente elucidativa da vida dos Reis da Selva.
Creio que lhes tenho muito respeito, mas imenso receio.
Abraço
pena

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola