segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Obras de Neto ganham cada vez mais espaço no mundo literário

Obras de Neto ganham cada vez mais espaço no mundo literário

Angop
Poeta e fundador da nação, António Agostinho Neto
Poeta e fundador da nação, António Agostinho Neto

Belgrado - A escritora angolana Maria Eugénia Neto afirmou hoje, em Belgrado, Sérvia, que as obras do poeta e primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, têm estado a ganhar cada vez mais espaço no plano literário e político no mundo.

Maria Eugénia Neto, que falava para um grupo de estudantes sérvios na Feira Internacional de Livros de Belgrado, fez saber que a Fundação Agostinho Neto tem recebido, por exemplo, pedidos de angolanos e estrangeiros para musicar os seus poemas.

“ Existem ainda livros de angolanos que defendem teses sobre a obra política e poética de Neto, assim como professores estrangeiros que se debruçam sobre ela e escrevem livros de grande mérito. Há países onde em escolas do ensino secundário e universitário a sua obra faz parte do curriculum escolar”, asseverou.

A poesia de Agostinho Neto, esclareceu, faz palpitar o que de melhor Angola tem, pois o Poeta Maior cultivou nos seus livros a modéstia, a solidariedade e induziu os valores nobres do homem.

Apontou que as obras de António Agostinho Neto podem ser lidos em diversas línguas como espanhol, francês, inglês, servo e muito brevemente, em chinês e coreano.

Dentre os livros que António Agostinho Neto publicou constam “ Renúncia Impossível” e “Sagrada Esperança”.

Angola press


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: