quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Funeral da Deputada Beatriz Salucombo


funeral

Os restos mortais da deputada Beatriz Salucombo, assassinada quarta-feira última por desconhecidos, foram sepultados ontem, terça-feira, no cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.

Filhos e outros parentes, deputados, magistrados, membros do Governo, entidades políticas, religiosas e militares, amigos e familiares da deputada reuniram-se no Alto das Cruzes para prestar-lhe a última homenagem, num clima de consternação.

Assistiram ao funeral, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, os juízes presidentes dos tribunais Supremo, Cristiano André, e de Contas, Julião António, o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, o primeiro-vice-presidente do Parlamento, João Lourenço, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armas Angolanas, general Francisco Pereira Furtado

Entre as entidades presentes, divisavam-se ainda o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, o secretário-geral do partido no poder, Julião Paulo Dino Matrosse, entre outras figuras.

Na sua mensagem, os filhos da malograda enalteceram o exemplo de coragem e resistência face às adversidades da vida, bem como de outros valores éticos e morais que a mãe lhes incutiu durante a sua convivência com os mesmos.

"Querida mãe, embora saibamos que o ser humano nasce, cresce, reproduz-se e morre, temos dificuldades em aceitar esta última realidade", referiu um dos filhos na leitura da mensagem, em que se apela à justiça.

No elogiou fúnebre, lido pela deputada Carolina Fortes, destacou-se a participação activa de Beatriz Salucombo nas acções de luta clandestina contra o colonialismo português, particularmente no apoio aos guerrilheiros do MPLA na zona da Lunda Sul.

De acordo com o elogio, em 1972, Beatriz Salucombo ingressou nas fileiras do MPLA, em Saurimo, tendo desde então dedicado a sua actividade no apoio logístico aos guerrilheiros do movimento e na mobilização do povo nas fileiras do partido.

Eleita deputada em Setembro de 2008, Beatriz Salucombo era, até à data da morte, membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Juventude, Desporto, Assuntos Religiosos e Comunicação Social - da qual foi coordenadora da subcomissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

O elogio fúnebre refere que o seu percurso político, "cheio de grandes feitos, revela bem a sua militância e entrega total aos ideais do MPLA e em prol da defesa da paz, da democracia, justiça social e do desenvolvimento de Angola".

Antes de descerem a urna para a sepultura, foi proferida uma oração pelo cónego Apolónio Graciano, invocando a misericórdia de Deus para que a alma da malograda descanse em paz.



beatriz salucombo

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, fez um apelo às autoridades policiais para intensificarem as investigações, no sentido de que sejam localizados e levados à justiça os autores do assassinato da deputada Beatriz Salucombo.

"Não podemos deixar de apelar às autoridades policiais para que intensifiquem as investigações que conduzam à descoberta dos autores de tão ignóbil acto, por forma a ser feita justiça de acordo com a legislação em vigor", disse o chefe de Estado de Angola.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto