sábado, 8 de agosto de 2009

A Educação e o Português em Angola e Países Lusófonos


Retirado do blog PROFAVALIAÇÃO


SÁBADO, 8 DE AGOSTO DE 2009


O Japão

O embaixador do Japão em Angola, Kazuhuko Koshikawa, destacou a importância do investimento na educação para o desenvolvimento de Angola, garantindo que o governo japonês pretende continuar a ajudar com doações feitas em parceria com o UNICEF. Lembrou que o Japão há 64 anos teve o seu território destruído, tendo dado prioridade à educação: “Não temos recursos naturais como o petróleo, minerais e outros, mas agora temos recursos humanos graças à educação acumulada durante esses anos”.

A UE e a UNICEF

A União Europeia e a UNICEF vão apoiar com mais de 5 milhões de euros um projecto educativo, que visa melhorar a qualidade de ensino em Angola e beneficiar 70.000 crianças de sete províncias angolanas.

Portugal

O PM de Portugal anunciou em Luanda que vai enviar 200 professores para Angola em 2009, medida do Fundo para a Língua Portuguesa.

O Governo português aprovou um novo plano para a Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, com um fundo de 30 milhões de euros e 600 professores para os países lusófonos.

Há 3 anos estive em Luanda e o que mais me impressionou foi: “ou fala português ou ninguém lhe liga”, o que não acontece por cá, onde nasceu e mora a língua mater.

A nossa Pátria é (deveria ser) a língua portuguesa?

O “mercado” seria alargado com proveito para todos os patriotas?



Pensar e Falar Angola

4 comentários:

Contra.facção disse...

Venho do ProfAvaliação para dar os parabéns pela adesão à ideia de rede que se pretende que seja a blogosfera lusófona, ao publicar aqui o que se pretende que seja um tema de discussão durante a noite.
Disponham.

Unknown disse...

Obrigado por ter publicado o Post do blogue ProfAvaliação, editado por mim, Ramiro Marques, e pelo Miguel Loureiro e Cristina Ribas.
O ProfAvbaliação tem entre 3 a 5 mil visitas diárias e divulga informação sobre Educação, em Portugal e nos Palops.

Em@ disse...

Cheguei aqui através do Profavaliação.
Um braço de uma chicoronha no Puto.

Ramiro Marques disse...

Um grande abraço de Portugal. O ProfAvaliação vai dedicar mais espaço a Angola.