quarta-feira, 26 de agosto de 2009

KIMPA VITA - ELINGA - Teatro


Este é o link da Kimpa Vita no MITO - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras http://www.mito-oeiras.com/espetaculosInfo_15.html
Os espectáculos são a 10 e 11 de Setembro, 5ª e 6ª feira, pelas 21:30h, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
A entrada é livre mas limitada à lotação da sala. Os bilhetes devem ser levantados entre as 16h e as 21h do próprio dia, no local do espectáculo.
Reservas pelo telefone 918 859 828 ou pelo mail reservas@mito-oeiras.com
Mais informações em: www.mito-oeiras.com

Kimpa Vita
a profetisa ardente

Elinga-Teatro


Kimpa Vita – a profetisa ardente aborda a vida de uma a jovem aristocrata do Reino do Congo, nascida em 1684 de família nobre e baptizada posteriormente Dona Beatriz. Fundadora de um movimento messiânico que ficou conhecido como o 'antonianismo'. A sua pregação possuía uma forte conotação política, pois preconizava o fim da escravatura, a reunificação do Reino do Congo e o retorno da sua capital para Mbanza Kongo, actual São Salvador.

Africanizando a religião católica, Kimpa Vita dizia reencarnar como Santo António e afirmava que Cristo nascera em São Salvador, que a Virgem Santíssima era negra e filha de uma escrava.

Kimpa Vita despertou a ira dos missionários capuchinhos e das facções nobres adversárias do 'antonianismo' e que lutavam pelo poder real. O próprio rei congolês, D. Pedro IV, de início cauteloso e hesitante em reprimir o movimento, terminou por ceder às pressões dos capuchinhos italianos, ordenando a prisão da profetisa.

Kimpa Vita foi condenada pelo Rei do Congo a morrer na fogueira como rebelde e herege do catolicismo. A sentença foi executada em 2 de Julho de 1706.



Ficha Artística e Técnica

Texto, cenografia e direcção – José Mena Abrantes

Assistente de direcção e Figurinos – Anacleta Pereira 'Nani'

Elenco – Anabela Vandiane, Anacleta Pereira 'Nani', Ana Maria Silva, Amor de Fátima 'Luzolo', Correia Adão, Noé Jeremias, Ferdinando Montevecchi, Raul Rosário, Flávio Ferrão, Mel Gamboa

Desenho de luzes – Ferdinando Montevecchi

Música original – Daniel de Oliveira e Anabela Vandiane

Execução musical – Daniel de Oliveira (viola) e Raul Rosário (percussão)

Contra-regra – Adalberto Ferreira 'Toyboy'

Produtora Executiva – Cláudia Nobre

Produção – Elinga-Teatro 2007/2009


Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...