terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Visitando blogs (9) - Entre o Leninismo e o Sobalismo



Juventude vs Álcool...


Não é preciso conhecer a etimologia da palavra juventude pra chegar-se á conclusão de que essa palavra tem sido alvo de uma interpretação abusiva muito aquém do seu real sentido e alcance...

Angola é considerada mundialmente como sendo um país jovem, pois dos estimados 16 milhões de Angolanos, 49% são jovens...

Existe e prevalece um equivoco por parte da imprensa e não só sempre que são abordados temas relacionados com a juventude Angolana, tem-se feito afirmações generalizadas que abarcam até aqueles que se encontram a margem dos temas em questão...

Tem-se falado erradamente "juventude Angolana",q uando em questão apenas estão jovens de determinados municipios ou comunas...

A juventude Angolana não é um uniforme!!!

Definitivamente a juventude da Maianga, Ingombota, Kilamba kiaxi e Rangel é completamente diferente da juventude do Xangongo, Chibia, Andulo, Luena ou Matala...Por isso não cairei nesse erro de utilizar erradamente o termo "juventude Angolana" quando apenas pretendo falar de uma minoria instalada em determinado local (Luanda).

Sendo assim farei uma abordagem sobre o álcool e a Juventude de Luanda e não Angolana... por motivos de veracidade e conhecimento de causa... E ao falar sobre a juventude de Luanda, estarei também a falar de uma "maioria" e não de todos os jovens!! como é óbvio...Nos últimos anos o consumo de álcool por parte da "juventude de Luanda" subiu de uma forma vertiginosa e assustadora, a juventude de Luanda não conseguiu resistir ao apelo consumista feito pelas "majors" fabricantes de cerveja... (nomeadamente a Unicer, distribuidora da marca super bock e muitas outras) essas empresas tem feito uma campanha pró-consumo que tem deixado de rasto os jovens de Luanda... A juventude de Luanda esta no meio de uma encruzilhada provocada pela cultura de massas impostas pelas industrias do álcool, que tem como objectivo transforma-lhes em cidadãos passivos... As discotecas, roulotes, bares e botecos de Luanda,transformaram-se em verdadeiros santuarios de adoração do álcool,c ulto esse que esta a deixar os jovens em estado deplorável e longe de qualquer salvação... Quais devem ser as verdadeiras causas...?Muito se tem falado na pobreza e desemprego como causa principal do recurso ao álcool como forma de afogar as mágoas da vida... Mas a realidade de Luanda desmente esse facto...pois o maior índice de consumo de álcool tem como protagonistas jovens com uma condição económica acima da media e em locais de algum requinte, como são as discotecas de Luanda... Mais uma vez esses factos levam-me a conclusão de que a verdadeira causa é a politica social existente no País, que facilita esse apelo desenfreado ao consumo de álcool... É bastante urgente que se contenha o rítmo de crescimento do consumo de álcool por parte da juventude de Luanda. É bastante urgente que se trace uma métrica de actuação das escolas e lares no sentido de fazerem da prevenção uma regra... pois este fenómeno tem efeitos graves e a curto prazo... Muito se tem falado dos efeitos do álcool nos jovens de Luanda e tem-se priorizado os efeitos deste em relação a saúde do homem... mais muito mais do que problemas de saúde, o álcool tem vários efeitos a curto prazo, visíveis a qualquer diagnóstico a olho nu em um consumidor activo de álcool... nomeadamente:

-Raciocínio lento

-Perda da capacidade de análise

-Perda da capacidade de debate

-Ganha-se uma visão ingénua e desprevenida da vida...

-Visão do mundo com a perspectiva de uma criança...

Por isso é que a juventude de Luanda encontra-se em plenas condições de saúde, mais mergulhados em um abismo mental e moral terrível, a beira da afogamento, a saúde moral desses jovens degradou-se de tal forma que a juventude de Luanda já vive um "coma social"...

O drama social é tão grave,que actualmente são ultrajados aqueles jovens que passam o fim-de-semana em casa em detrimento de um boteco, bar ou discoteca... a caça ao álcool em Luanda tornou-se a regra desta pseudo-sociedade por partes dos jovens... Não são bêbados ou alcoolatras apenas os consumidores de "kimbombo" "maruvu" ou "kapuka"mais também os consumidores de "shots de tequilla" "whisky e redbull" ou "Martini". Não existe nenhuma diferença entre um consumidor de "kimbombo" e um consumidor de "whisky e redbull" quando é apenas uma diferença de forma e não de conteúdo... ambos estão no mesmo barco e farinha do mesmo saco...

O que confunde a opinião pública é o local de consumo e o designer dos recipientes...* O mais velho "Simão kamundongo" que bebe nas calmas a sua jarra de "tombo" nas praças de Ndalatando, é igualissimo ao Jovem Ricardo Coelho júnior, que bebe o seu whisky/redbull em pleno Éden ou Palo´s... ambos são consumidores de álcool, mas em circunstâncias diferentes... Entre(tanto) é preciso que se aposte na prevenção, é preciso que se resolva os problemas pelas verdadeiras e causas e não pelos efeitos, é preciso inovação na forma de ensino escolar sobre os nossos problemas sacias... já é tempo das escolas abandonarem esses textos pré-formatados e olhar mais pra nossa realidade... é bastante importante fazer-se um apelo á responsabilidade social das escolas sobre esses assuntos... Porque a pobreza não é a única causa deste coma social... mais sim a educação que por sua vez é mais importante que a proibição... Realmente se o que eu vejo é juventude,definitivamente eu não sou jovem....

Lenny aka Soba L

Bacharel em Direito


Pensar e Falar Angola

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