terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Anunciados vencedores dos prémios Cidade de Luanda

Os vencedores da edição 2008 do prémio “Cidade de Luanda” nas modalidades de Artes Plásticas, Teatro, Literatura e Dança foram anunciados hoje, pela direcção provincial de Luanda da Cultura.
Segundo uma nota de imprensa da direcção provincial da Cultura, na categoria de pintura o júri, composto pelos artistas plásticos Lukulu Zola, Massongui Afonso e Bejamim Sabby, atribuiram o prémio a obra “O canto e o encanto da kianda” de Sozinho Lopes.
Os membros do corpo de jurado, galardoaram igualmente Manuel José Ventura com a obra “Jiangolokela ya Luanda”, na categoria de Gravura.
Na modalidade de teatro, consagrou-se vencedor o grupo cénico Henrique Artes com a peça “Concavo e convexo”, enquanto os grupos teatrais Enigma Teatro, com a peça “De Luandinha a Luanda para Luandão”, e Ana Nguzu, com a obra “Arquivo”, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O júri da categoria de Teatro, constituído por António Oliveira, Adelino Caracol e Felisberto Cassua, atribuiu igualmente os prémios de melhor Encenação ao grupo Enigma Teatro, melhor Texto ao Núcleo de Artes Pitabel, melhor Actor a Benvindo António, do conjunto cénico Enigma Teatro, e o de melhor Actriz a Catarina Neto do Twabixila.
De acordo com o documento, a fase final na modalidade da Canção será realizado dia 23 do corrente mês (quarta-feira), no Cine Tivoli.
As categorias de escultura e tecelagem não foram atribuídos prémios pela fraca qualidade técnica das obras e a não observância do tema em concurso.
O júri da modalidade de Literatura, constituído por António Panguila, Dartanhã de Fragoso e Domingos Lopes decidiu não galardoar nem um texto inscrito pela má apresentação dos mesmos e fraca exploração dos temas.
Pelo fraco número de inscrições e por não cumprirem com o tema do prémio, a organização decidiu pela não realização da modalidade de dança, tendo o facto sido dado a conhecer aos responsáveis dos grupos de dança inscritos.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

IMAGENS RARAS | VEJA NA ÍNTEGRA COMO FOI O ACORDO DE ALVOR ENTRE MPLA, UNITA e FNLA

O Acordo de Alvor foi um acordo de paz assinado em Alvor, Portugal, em 15 de janeiro de 1975, entre os movimentos de libertação de Angola, M...