sábado, 19 de janeiro de 2008

Projecto TSIKAYA

TSIKAYA - instrumento musical angolano

É inevitável voltar a registar no nosso blog, o PangeiArt.
Recolhi projectos actuais e antigos.
O projecto ODANTALAN, já foi post aqui no blog, a 20 de Julho de 2007.
Agora vou divulgar mais um, o Projecto TSIKAYA.
Porquê registar aqui e agora, projectos que ocorreram há alguns anos atrás?
Daqui algum tempo, quando se fizer História sobre o inicio do século XXI, o PangeiArt, e Víctor Gama, certamente figurarão na história da música angolana. Não tenho dúvidas acerca disso.
Aí vai! (espero que a tradução não esteja muito péssima.)

Anabela Quelhas


Tsikaya - Tradições Comunitárias na Construção da Paz (projecto piloto: 2003)
Primeiro arquivo digital de música rural em Angola, o projecto Tsikaya é uma parceria entre organizações que trabalham nas áreas da cultura, desenvolvimento, direitos humanos, educação cívica e liberdade de expressão em Angola. Propõe uma aproximação abrangente na tarefa da construção da paz e do combate contra a pobreza e exclusão através da preservação e recuperação das tradições musicais do meio rural.


http://www.powerofculture.nl/uk/current/2004/february/tsikaya.html


(…)A função da música como mensagem é antiga em África. Tsikaya, um projecto cultural que terá lugar em Angola, apela a essa mensagem e realiza gravações das obras musicais de compositores que vivem em áreas rurais. Destina-se a preservar e fortalecer a música tradicional, através da criação de um arquivo digital de música, imagens e dados sobre os compositores, e estimular a produção musical local, como uma subsistência sustentável. O compositor angolano Victor Gama iniciou o projecto Tsikaya, em 1997, numa viagem de campo para a região sudeste da província de Cuando Cubango, em Angola.

"Eu queria ter uma ideia do que se produzia musicalmente numa parte remota do país e no âmbito do conflito armado", explica ele. "Os músicos que participaram em seguida, tiveram a oportunidade de abrir um microfone e um gravador e enviar mensagens para outras partes de Angola, uma vez que este, era o único meio naquele momento para fazê-lo.

" Uma das músicas gravadas, por exemplo, é um chamado Mensagem Luanda, (Mensagem para Luanda). A cantora manifesta a sua preocupação acerca da situação e dos problemas que afligem a sua aldeia, e solicita a assistência da capital.” No ano seguinte, Victor Gama virou-se para o norte da Namíbia, a partir de Rundu para Rwakana, e fez gravações com muitos refugiados angolanos artistas, grupos de coro, crianças, e o som de mercados ao ar livre.

Em 2003, o projecto Tsikaya, que é o nome de um instrumento tradicional de Cuando-Cubango, ganhou uma base mais estruturada com o apoio financeiro do Instituto Holandês para a África Austral (NiZA) e uma parceria entre Victor Gama da própria associação cultural PangeiArt e os angolanos ONG's e Bismas ADRA. A equipa de produção organizou grupos de trabalho junto de quatro aldeias remotas, no litoral província de Benguela, formados por comunidade local coordenadores, músicos, e autoridades tradicionais. "Trabalhamos durante um mês com os grupos de trabalho nas comunidades de Luongo, Hanha do Norte, Cubal e Dombe Grande", diz Victor Gama. (…)A equipa de produção criou um arquivo digital que tem a sua origem no Bismas "escritório em Benguela.

A primeira amostra CD com uma compilação de músicas, foi editada,a equipa tem planos para produzir uma nova edição, que pode ser vendida e gerar uma renda para os compositores. "O património cultural das comunidades e as suas potencialidades criativas são o capital imediato que pode ser convertido em activo para melhorar as condições de vida e de enriquecimento cultural", diz Victor Gama. Outras fontes de renda destinada para as comunidades são a construção e venda de instrumentos e o artesanato, intercâmbios e performances orientados pelos músicos.
Inge Ruigrok (original)


Consultem este endereço e tenham o prazer de ouvir os nossos sons, os sons de Angola.

Grupo da Hanha do Norte

Grupo de Manuel Garoto em Dombe Grande
http://www.victorgama.org/TSIKAYA.htm






Pensar e Falar Angola

Sem comentários: