quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

24.01.1575 – 24.01.2008, parabéns Luanda


fotos de Salucombo.Jr, musica de Joe Strummer

Luanda são os people, as imagens, o cheiro, os sons, os mambos, o transito, a destruição, a correria, o calor, a escuridão, as vozes, os choros, a tristeza, a alegria, os combas, os bodas, os cabombas, os roboteiros, a desbunda, os cambas, a catinga, o kuduro, a kizomba, o semba, as kinguilas, os pescadores, os putos de rua, os vendedores ambulantes, a praça do roque santeiro, o mussulo, o sambizanga, a casa da mãe jú, os candongueiros, os pulas, os chineses, os zaiko langa langa, os budjurras do são paulo, as demolições, a especulação imobiliária, os cumbus, os brazucas, os tugas, a poeira, o belas shopping, a lagoa do kinaxixi, os cobradores, as peixeiras da ilha, a estrada de catete, o funge de bombo com feijão de óleo de palma, o mufete, o piteu da mamã kuiba, o paulo flores, o sebem, as maratonas, as birras, a fome, o breda, os business os buracos, a corrupção, os libaneses, e tudo aquilo que cada um de nós vê, sente, cheira e ouve sempre que sai a rua.

se por acaso precisar de tradução em alguma palavra, queira deixar a sua duvida na caixa de comentários.

4 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

parabéns a luanda

Daniel (lisboa)
http://strawsea.blogspot.com

Anabela Quelhas disse...

Amigo Salucombo, queremos a tradução de tudo!!! Luanda é uma estrutura cheia de vida, em constante renovação e serás capaz de nos transmitir isso tudo. Pois claro, traduz por favor!
Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Salucombo,

É claro que esta lista de palavras não é exaustiva, nem era para ser. Há-de faltar-lhe sempre mais uma. Podes acrescentar-lhe o Carnaval, por exemplo, ou a Kianda, a Sereia, que no caso de Luanda é a do mar?

Salucombo_Jr. disse...

a.quelhas, agora é que me apanhaste em jeito.
e como poderia eu traduzir Luanda??? como diz um amigo, Luanda é amarga cheia de coisas doces!


com certeza amigo denudado,se pudesse não deixaria de acrescentar ainda os sonos, cheiros e sentimentos da kianda, ainda assim e apesar de mais gordo o texto ficaria incompleto...
um abraço, é bom ver-te por cá.