domingo, 17 de junho de 2007

A música e dança de Angola

Os bailes em Angola, eram organizados, entre amigos, que se definiam como "as turmas", nestes bailes dançavam ao som dos instrumentos como a dikanza (1), o ngoma (2), o apito, a ngaieta (3), e o acordéon, que eram os mais usados na época nos ritmos como o semba, a rebita, a kazukuta, kabetula, os rumbas e muitos outros tocados nos 50/70, à qual chamamos " música e dança dos cotas" (4).


Nesta época eram consumidos outros géneros de música mas adaptados ao nosso estilo de dança; muitas fusões foram feitas em relação aos ritmos provenientes de outros continentes fluindo assim nos estilos como o Bolero os Tangos, as Plenas e tantos outros sons, que eram " soletrados nos pés " (5) de quem sabia dançar.


A boa dança era praticada nos bairros suburbanos de Luanda, nas ruas e nos quintais.


Estes estilos chamados outrora "dança dos operários" ou dos marginais eram as dançadas pelos grandes farristas (6), ai depois do quintal, foram levadas para as salas de bailes, que deixou de ser só dos operários porque a pequena burguesia também já dançava, uns meios escondidos, pelo motivo de serem mal vistos nessa época.


Ao som do semba (7) era dançado o semba que era chamado a dança da umbigada, que deu origem ao samba brasileiro.


Os bailes frequentados pelas "turmas" eram chamados as boas " kizombadas " (8) ou "festas de quintal".


Nos anos 80 deu-se uma revolução nos estilos musicais e na dança, muitos nomes surgiram e outras fusões aconteceram: a dança semba, alguns começaram a chamar kizomba que significa "festa" isto quer dizer que passou de expressão linguística a dança.


A entrada do zouk, influenciou muito o estilo musical que esteve a perder a sua raiz que até foi chamado semba-zouk, elemento que deu muita polémica, mas que ainda continua com o nome de kizomba, mas que também já tem um corpo como música e dança kizomba.


O zouk love, e a tarrachinha, têm dado outros estilos na forma como dançamos nos bailes, porque os movimentos sensuais são concêntricos na sensualidade no rebolar das ancas com movimentos muito sexuais.




1 - dikanza (reco reco)
2 - ngoma (batuque)
3 - ngaieta (gaita)
4 - cotas (mais velhos)
5 - soletrado nos pés (dançar como se estivesse a escrever)
6 - grandes farristas ( homens de festas),
7 - semba (estilo de dança e musica angolano)
8 - kizombadas ( grandes festas).




Pensar e Falar Angola

4 comentários:

Terra disse...

Um post bem intencionado, mas com demasiados "disparates" para ser credível.
A gritante falta de rigor fica muito aquém do mínimo tolerado num artigo sem grandes compromissos académicos.
Peço desculpa, mas trata-se da minha "esteira".

Anabela Quelhas disse...

Quem tem “esteira” (seja o que isso for) pode e deve corrigir ou acrescentar aqui, o rigor que entender necessário, assim como na fonte indicada. A vantagem de um blog é essa mesma, ser um espaço em aberto, permitindo a convergência de informação diversificada e a soma de informação praticamente até à exaustão.
Este espaço está aberto a colaboradores e a comentadores.
A informação que circula na net sobre este assunto específico, é tão escassa, que é de valorizar a sua participação, já que se espera positiva, construtiva e de grande rigor científico, por forma a anular os tais disparates gritantes, e construir uma mais valia, que irá certamente contribuir para o maior conhecimento de Angola.
O desafio está lançado.
Estamos à espera!
Um abraço

Anónimo disse...

Na net também se encontra informação correcta e rigorosa. É só procurar:
Aqui

Anabela Quelhas disse...

Cangonja:

O conteúdo dessa página foi removido devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

Obrigada na mesma, mantém-me informada.
Abraço