sexta-feira, 29 de junho de 2007

GALINHA D'ANGOLA

A galinha-d'angola (Numida meleagris) é uma ave originária de África mais concretamente da África Ocidental - Angola.

A mais comum é a pedrês - cinza com bolinhas brancas.

Com cerca de três meses, o macho já apresenta uma crista pronunciada para a frente, como um chifre; na fémea, essa crista é mais arredondada.
Algumas apresentam ornamentos depenas alongadas no peito. A espora está presente nos machos adultos. Possuem bicos curtos e fortes, próprios para ciscar.

As aves ficam nervosas facilmente, sendo extremamente agitadas e barulhentas. São aves de bando: vivem em bandos, locomovem-se em bandos e precisam do bando para se reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento. E, como grupo, são organizadas. Cada um tem o seu líder, o que é fácil de constatar no momento em que se alimentam: o líder vigia enquanto seus companheiros comem, e só depois de verificar que está tudo em ordem é que começa a comer.

São aves rústicas e fáceis de criar, exceto num ponto: deixadas soltas, escondem os ninhos com o requinte de colocar os ovos em camadas e ainda cobertos por palha ou outro material disponível.

As galinhas d'Angola não são boas mães, fazem posturas conjuntas, ninhadas de até 40 ovos, dispostos em camadas, desta forma somente os ovos de cima recebem o calor da ave e descascam. São inquietas, arrastam os pintos para a humidade, podendo comprometer a sobrevivência dos pintos. Em criações em cativeiro é recomendável recolher os ovos e colocá-los em incubadoras ou serem chocados por uma galinha.

No acasalamento, a iniciativa é da fémea. O período de Abril a Agosto (intervalo de postura) é aquele em que as aves estão mais sociais, vivendo em grandes grupos, e no qual trocam as penas. No final dessa fase, vão escolhendo seus pares (duas fémeas para um macho), depois ocorrem os acasalamentos. O período principal de postura vai de Setembro a Março com uma média de setenta a oitenta ovos por cada fémea.

A sua carne tem consistência firme e é muito saborosa, sendo comparada à do faisão. Na culinária francesa é a famosa "pintade", ingrediente de pratos sofisticados. Também colabora para o equilíbrio biológico, pois devora lagartas, formigas e carrapatos.


Adaptado especialmente de wikipédia

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola