quinta-feira, 28 de junho de 2007

Luanda - Cidade com História (3)



Os principais produtos por aqui exportados são: café (45%), algodão (89%), couros (23%), arroz (21%), óleo de palma e cera (18%).
A cidade é testa de um caminho-de-ferro que se estende para o interior até Malange, e que possui 479 quilómetros de linha – o Caminho-de-ferro de Luanda, incluindo o ramal de Zenza do Itombe ao Dondo, de 55 quilómetros; a ele couberam, em 1936, 120 782 toneladas, ou sejam 25% da tonelagem de mercadorias transportadas em todos os caminhos-de-ferro da Colónia, trazendo café da região de Cazengo (cerca de 1 300 contos) e fuba, milho e sisal do planalto de Malange (valores respectivamente de Ags. 442.473,00. 436.566,50 e 253.463,00).
Texto extraído do Roteiro da Cidade de S. Paulo de Luanda (edição da Imprensa Nacional – 1939)
Desde a época referida no texto anterior, Luanda foi conhecendo um crescimento regular, atingindo nos finais da década de 50 cerca de 300 mil habitantes, na área urbana. Mas, a grande explosão de crescimento urbana verificou-se a partir do início da década de 60. Em pouco mais de dez anos, a urbe expandiu-se de forma notável, atingindo cerca de 800 mil habitantes e assumindo-se autenticamente como capital do novo país que já se desenhava num horizonte próximo.
A esse grande crescimento da área urbanizada, seguiu-se um período de estagnação, nos anos que se seguiram à independência. No entanto, neste mesmo período, a área não urbanizada da capital angolana cresceu para mais do triplo da dimensão de 1974. Actualmente, a população total de Luanda deverá rondar os 4 milhões de habitantes.
Assim, começam a registar-se os grandes problemas que Luanda tem, com a área urbana a sofrer agressões de toda a natureza. A área urbana, dimensionada para uma população de cerca de 800 mil habitantes está hoje tremendamente sobrecarregada.
Estas perspectivas começam agora a mudar. Os responsáveis do Governo da Província começam a procurar ordenar a área urbana, ao mesmo tempo que são delimitados novos espaço de expansão da cidade. Como o Projecto Luanda Sul. Por outro lado, começa-se também a executar uma nova política habitacional que, a médio prazo, resultará em benefícios visíveis para a capital.
Recuperam-se arruamentos e jardins. Há novas formas de recolha de resíduos sólidos com resultados visíveis.

retirado de: página oficial do Governo Provincial de Luanda

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola