domingo, 24 de junho de 2007

MEMÓRIA

Rui Mingas quebra silêncio com disco «Memória» Imprimir E-mail
Fonte: Angola Press - Editado por AD

O músico Rui Mingas fez o lançamento do seu mais recente álbum "Memória" na Associação Chá de Caxinde, em Luanda.

Gravado em Angola (Estúdio Maianga) e Brasil (Estúdio Copacabana), os acabamentos do disco foram feitos em Portugal (Cervante Estúdio), onde se procedeu à captação, gravação, edição, mistura e masterização.

Com uma diversidade rítmica, onde o destaque recai para o semba, Rui Mingas conta com os préstimos de Katila Mingas, Carlos Mingas e André Mingas, no coro das canções, dezassete no total.

Neste disco, o autor musicou poemas de escritores angolanos, como "Meu Amor" e "Meninos do Huambo" de Manuel Rui Monteiro, "Mokezu" e "Namoro" de Viriato da Cruz, "Adeus à hora da largada" e "A Kitandeira" de Agostinho Neto, "Benguela" e "Pé de Maracuja" de Ernesto Lara Filho.
Incluiu ainda novas versões das músicas "Muxima" e "Birin Birin", ambas de Carlos "Liceu" Vieira Dias, e "Meninos de Rua" de Filipe Zau.
O instrumental esteve a cargo, entre outros, de Joãozinho Morgado (gongas), Betinho Feijó (guitarra ritmo), Rui Quaresma e André Mingas (violão), Mias (viola baixo), Fabiano Salek e Naife Simões (percussão).

A viver em Lisboa, Portugal, como estudante e praticante de atletismo no Benfica, Rui Mingas começou a distinguir-se nos anos 1960 e 1970, sendo na altura considerado cantor oficial da Casa dos Estudantes do Império.

Embora não tenha feito da música profissão, gravou dois álbuns e vários singles entre 1969 e 1974. "Naquela roça grande não tem chuva" e "Monangamba", poema de António Jacinto, foram dois dos temas que o consagraram na altura.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: