segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Importância de Angola no Mundo

 A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) inaugura hoje um Centro de Negócios na cidade de Luanda, em Angola, informou a imprensa brasileira.

Com este centro, a Apex-Brasil pretende aumentar as trocas comerciais bilaterais, facilitar o desembaraço aduaneiro e abrir portas para novos negócios num país que recupera da guerra civil e tem necessidades em todos os sectores da actividade económica.

Ricardo Schaefer, director de gestão e planeamento da instituição, disse que Angola passou a ser o principal parceiro do Brasil no continente africano.

"Em 2003, as nossas exportações para Angola somaram 235 milhões de dólares, em 2008 atingiram 2 mil milhões e em 2009 esse valor caiu para 1,333 mil milhões devido à crise financeira e económica mundial, pelo que o nosso objectivo imediato é regressar ao nível de 2008", disse Schaefer.

A Apex-Brasil vai ainda assinar um acordo de cooperação com o governo de Angola para o Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e Distribuição (Presild), do qual faz parte também a Central de Compras (Cenco), empresa estatal recentemente constituída para ser responsável pelas compras públicas do país.

O Centro de Negócios de Angola é o oitavo da Apex-Brasil, que mantém unidades na Ásia (Pequim - China), Médio Oriente (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - Estados Unidos), América Latina e Caraíbas (Havana - Cuba), Europa de Leste (Varsóvia - Polónia e Moscovo - Rússia) e Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica).

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: