sábado, 27 de novembro de 2010

220 Técnicos básicos hoje formados

Escola de Formação Nossa Senhora das Graças forma 220 técnicos básicos 


Duzentas e vinte pessoas concluíram com êxito hoje (sábado) os cursos básicos de decoração, pastelaria, culinária, cabeleireiro e electricidade na Escola de Formação Nossa Senhora das Graças (Igreja Católica, Maristas), no município do Rangel, em Luanda.  
  
Em declarações à Angop, o coordenador do centro, João Cândido, disse que durante a formação, ministrada por 10 professores afectos à paróquia, os finalistas de decoração aprenderam a fazer cestos, balaios, quadros para fotos, decoração de festas e carros de noivos.
 
Os alunos de pastelaria aprenderam a fazer bolos, vários tipos de massa e biscoitos, enquanto os de culinária a confeccionar pratos típicos de Angola e de outros países.

”Os finalistas de electricidade adquiriram conhecimentos sobre baixa e média tensão, ou seja a fazer instalações em residências e outras instituições”, explicou, acrescentando que os do curso de cabeleireiro aprenderam a fazer vários penteados, tranças, manicure e pedicure.

João Cândido disse que, para beneficiarem da formação, os finalistas de decoração desembolsaram 100 dólares norte-americanos. Os formandos em pastelaria, 150 e culinária igual quantia. Os de cabeleireiro e electricidade pagaram 100 e 50 por mês, respectivamente.

O responsável referiu que a acção formativa, com duração de quatro meses, visa dotar os beneficiários de conhecimentos que lhes permita o auto sustento.

João Cândido informou também que o centro rubricou, em Outubro último, um protocolo com o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), afecto ao Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess), visando empregar os alunos formados na instituição.

A cerimónia de entrega de certificados acontece domingo no anfiteatro da instituição, onde os formados vão expor o que aprenderam durante a formação.

A Escola de Formação Nossa Senhora das Graças existe desde 2000 e funciona com 10 professores. Desde a sua criação já formou oito mil 900 alunos nos vários cursos.



angop
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola