sexta-feira, 5 de novembro de 2010

desportivamente falando

O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, defendeu ontem, em Luanda, a introdução de medidas para melhorar o funcionamento das instituições desportivas do país.
Discursando na abertura do colóquio sobre o desenvolvimento do desporto em Angola, no Centro de Conferência de Belas, o Vice-Presidente reconheceu que o desporto no país atravessa um momento que exige maior dinamização.
Fernando da Piedade Dias dos Santos apontou as modalidades de basquetebol, andebol, hóquei em patins e futebol como as que mais “vitórias assinaláveis” deram à história do desporto angolano, mas lembrou que “a grandeza e os anseios do povo angolano almejam por mais, para que o seu nome seja inscrito nos mais altos patamares da realidade desportiva internacional”.  
Defendendo um trabalho “sistemático, persistente e audacioso” no desporto nacional, considerou que só assim serão superados os actuais constrangimentos no desporto e traduzidos em êxitos e vitórias o potencial desportivo angolano.
Além disso, defendeu a realização de um balanço sobre o desempenho das Federações desportivas das diversas modalidades e o estabelecimento de um número de profissionais que trabalhem a tempo integral para as instituições desportivas.
O Vice-Presidente falou dos esforços empreendidos pelo Executivo com vista à criação de incentivos que motivem os cidadãos à prática do desporto, realçando que as estruturas desportivas existentes no país devem ser usadas para o bem do desporto e não se estraguem por falta de uso. 
Entre os instrumentos jurídicos que visam o estabelecimento de um sistema desportivo moderno e actuante, Fernando da Piedade Dias dos Santos destacou as Leis do Mecenato, das Associações Desportivas, do estatuto do atleta de alta competição e a aprovação da revisão da Lei de Bases do Desporto.
Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que o Executivo conta com a colaboração dos seus parceiros para reflectir e gizar acções que permitam a generalização da prática desportiva e expandir o desporto de alta competição, incluindo a actividade desportiva de carácter profissional. Para a adequação constante dos planos de curto, médio e longo prazo à realidade do país, advogou a identificação das potencialidades concretas em cada modalidade desportiva e a avaliação dos mecanismos da sua sustentabilidade.

Desporto escolar

Além de fazer chegar o associativismo desportivo aos municípios, comunas e bairros, defendeu que uma especial atenção deve ser dada ao desporto escolar, considerado viveiro privilegiado de produção de atletas de que o país precisa.
“Sei que se têm registado muitas críticas sobre o desempenho do desporto nacional, algumas justas e pertinentes”, afirmou o Vice-Presidente, acrescentando que Angola precisa de soluções e propostas que possam contribuir, de forma realista, para a solução dos problemas actuais do desporto angolano.
Simultaneamente, disse esperar que este evento, promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos, identifique e equacione os problemas do sector e encontre as soluções possíveis para o desenvolvimento do desporto no país.  
Lançou um repto à sociedade angolana no sentido de se empenhar na construção de uma estratégia que torne Angola a curto, médio e longo prazo, numa referência do desporto africano e internacional.
Entre os principais objectivos do evento, destacam-se a avaliação do percurso do desporto durante os 35 anos de independência, promover a reflexão e o debate sobre o actual momento do desporto nacional e traçar novos rumos para o progresso das actividades desportivas no país.
O encontro conta com a participação de deputados, membros do Executivo, representantes federativos e dos clubes, agentes desportivos, atletas, jornalistas, entre outros convidados.
Na abertura do encontro estiveram presentes os ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e a governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto