segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Muro de Berlim e outras coisas que quero falar

Comemoram-se hoje os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Se bem me lembro, a França e a Inglaterra, pelo menos, tudo fizeram para que o muro não viesse ao chão, por medo de uma Alemanha reunificada. Mas isso foi há 20 anos atrás e deve constar nos manuais de História, pois não acredito que seja opinião minha unicamente. Hoje houve farra com fanfarra e foguetes, no lugar onde antes havia balas, minas e outros impedimentos.
De facto é a data que marca a viragem da História. Para melhor ou para pior não sou eu que vou julgar.
Depois de amanhã a comemoração importante são os 34 anos da República de Angola, a ideia mater deste blog. Falta-me saber a data da viragem, do início do investimento angolano na terra do seu antigo colonizador, da perda de complexo e consequentemente da vitimização. Falta-me saber a data em que os portugueses e portuguesas, que outrora eram anti essa coisa da independência, passaram a ter e mostrar o orgulho de lá terem estado, mais ou menos anos, lá terem nascido ou constituido família. Falta-me saber a data da queda desse muro para poder compreender tanta coisa que vejo embarcar nos aviões carregados.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...