sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cinema no tempo - Ciclo de Cinema


A edição de 2009 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Luanda (FICLuanda) está quase a chegar à cidade. Será realizado de 20 a 27 de Novembro.

Mas, para já, o Instituto Angolano de Cinema, Multimédia e Audiovisuais (IACAM) organizou, como antecâmara do FIC, o ciclo de cinema com o tema “O Cinema e o Vídeo Angolano na Encruzilhada do Tempo”.

A mostra dos filmes e dos documentários de realizadores nacionais decorreu no auditório Pepetela do Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

“Ondilewa, a Festa do Boi Sagrado” realizado em 1979, por Ruy Duarte de Carvalho, um dos pioneiros da cinematografia angolana, é um documentário cuja narrativa se desenrola no antigo Reino Jau, na província da Huíla.

Ruy Duarte de Carvalho entra na comunidade, recebe explicações acerca da “Ondylewa”, faz entrevistas e descreve, em 40 minutos, os aspectos da cerimónia dos três últimos dias da “Festa do Boi Sagrado”.

O filme “Memória de Um Dia”, de Orlando Fortunato, consta entre as primeiras ficções da filmografia angolana. Produzido em 1981, retrata 
o massacre ocorrido em 1960, na localidade de Icolo e Bengo.

Foram também exibidos 
“O Sol Ainda Brilha” de Mariano Bartolomeu e “Pelo Silêncio das Armas”, uma co-
-realização de Nguxi dos Santos e Dias Júnior, realizadores que pertencem à segunda geração de cineastas angolanos. 
O cinema segue dentro de momentos com o FICLuanda.



in País
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto