quarta-feira, 25 de março de 2009

Hoje falo eu: Cabo Verde 1 - Angola 0

Os jogadores da selecção angolana, segundo consigo apurar nas muitas páginas que vou lendo, pretendem tirar o máximo proveito do estágio que a equipe realiza em Portugal para estarem em forma para a disputa da Copa das Nações Africanas (CAN), que o país vai acolher em 2010.
Com a presença garantida na qualidade de anfitriã e sem jogos oficiais marcados, depois de terem ficado pelo caminho nas eliminatórias para o Mundial de 2010 que se realiza na quase vizinha África do Sul, apenas resta ao 'esquadrão' comandado por Mabi de Almeida aproveitar as datas Fifa para reunir os jogadores e testar a equipe em alguns jogos amistosos.
Durante o estágio de preparação para a CAN-2010, no Algarve, que começou domingo e termina no dia 31, a equipe disputa dois encontros, um com Cabo Verde, que se realizou esta tarde, no estádio José Arcanjo, casa do Olhanense, e outro com Marrocos, no dia 1 de Abril, em Lisboa. Por isso, tanto Kali, jogador que actua nos suíços do Sion, como Roger, do 1º de Agosto, e Jamba, do ASA, manifestaram a convicção de que a equipe vai aproveitar da melhor forma estes dias em conjunto. "Este ano os jogos de preparação que vamos ter têm um único objectivo, que é afinarmos a estratégia para apresentarmo-nos bem na CAN. O estágio está a correr bem, foi uma oportunidade proporcionada por uma data Fifa, em que podemos estar todos juntos, pois é assim que vamos trabalhar a estratégia para a CAN em 2010, já que não vamos ter jogos oficiais este ano", afirmou Kali.
CAN em Angola para Angola está muito difícil
O jogador do Sion, Kali, sabe que o facto de Angola receber a competição coloca pressão nos ombros da equipe para, pelo menos, melhorar o resultado obtido na última CAN, quando chegou às quartas-de-final. "É normal que o público nos exija (a semifinal). Na última CAN, passamos às quartas-de-final e fomos eliminados pelo campeão, o Egipto. Tem sido tradição a equipe da casa ganhar a prova e estamos conscientes dessa responsabilidade. Sabemos que não vai ser fácil, vão estar presentes as grandes selecções do continente, mas temos de suportar a pressão e dar o nosso melhor", disse.
O jogador angolano reconheceu ainda que o facto de a equipe ter ficado fora do campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, "aumenta a pressão" para a CAN, que "será o Mundial para Angola".
Roger considerou, por sua vez, que "a próxima data Fifa será só em Agosto" e tem que "se aproveitar as datas da Ligas dos Campeões e Copa da Uefa para juntar o grupo". "É difícil juntar os jogadores em Angola, porque jogamos todos na Europa, por isso vamos fazer mensalmente um jogo. Portugal é um país irmão, sentimo-nos bem, o último estágio antes da CAN-2006 também foi cá e não há razões de queixa", defendeu. Apesar de a equipe ser um pouco diferente da que esteve presente no Mundial de 2006, na Alemanha, Roger diz que a "equipe tem miúdos [jovens] bons e até ao próximo ano Angola vai conseguir fazer uma boa equipe" para compensar o país da "frustração" de não ter se qualificado para África do Sul. "Sabemos que há uma certa pressão, porque houve um grande investimento do governo, mas estamos preparados para isso e vamos ultrapassar", assegurou o jogador do 1º de Agosto. Também Jamba considerou que a não qualificação para a Copa deixa Angola com o sentimento de o seu Mundial será a CAN. "Como não nos qualificamos, o nosso Mundial será a CAN em Angola. Vamos ter muitas exigências e temos de trabalhar e dar o máximo, uma vez que só temos mais uma data Fifa, e temos de melhorar a imagem da equipe em Angola", disse, referindo-se à goleada com o Mali, na França, em Fevereiro. Jamba lembrou o trabalho realizado na última Copa das Nações Africanas, com a chegada aos quartos de final, por isso disse que o objectivo é "tentar chegar pelo menos às semifinais e se possível à final". "Temos o apoio do nosso povo, temos a nossa galera a puxar por nós, por isso temos tudo para chegar às meias-finais ou à final", defendeu Jamba, para quem "o enfarte com o Mali" ia ser ultrapassado com o encontro de hoje com Cabo Verde.
Na verdade não foi. O enfarte foi enfadonho, sem soluções tácticas nem resposta aos 'miúdos' de Cabo Verde, despreocupados, soltos e com muitas falhas na frente de ataque. Na minha modesta opinião de 'treinador de bancada' há que mudar mentalidades, atitudes e acreditar na vontade de conseguir, não estando ali apenas para 'ganhar o meu' mas para dignificar as cores e o nome dos Palancas Negras. Há muito trabalho a fazer em todas as vertentes: técnica, táctica, psicológica e física.
Equipas:
Angola: Capoco, Airosa, Kali, Loco, Amaro (Asha, 72), Dedé, Chara, David (Love, 46), Mateus, Mantorras (Santana, 62) e Zé Kalanga.
(Suplentes: Nuno, Jamba, Rodir, Asha, Job, Santana, Edson, Sérgio, Love, Jamuana e José)
Cabo Verde: Fock, Ricardo Silva, Pelé (Devon, 72), Nhambu (Adão, 84), Nilton Tavares "Nilson" (Nilson de Barros, 79), Varela, Dário, Marco Soares, Babanco (Gerson, 74), Dady (Tchesco, 88) e Lito (Cadú, 91).
(Suplentes: Carlos Lopes "Carlitos", Devon Almeida, Elton Rodrigues "Toi Adão", Jaquelino Mendes "Tchesco", Adilson Araújo "Gerson", Cadmiel Alves "Cadú", Nilson de Barros e Victor Costa "Toi".
Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi um mau jogo. Boa sorte para a CAN. Vou estar a apoiar.

Cabo-verdianamente.

Anónimo disse...

http://www.paloppoker.blogspot.com/