sábado, 28 de março de 2009

Angola não lê



Angola não lê.

(...)

Não lêem as crianças, porque não têm livros e não estão habituadas a ler.
Não lêem os jovens, porque não os acostumaram ao interesse da leitura.
Não lêem os estudantes universitários, quase irremediavelmente perdidos para a leitura, porque, no fito de se formarem, não conhecem outros livros que não sejam os de obrigação curricular.
Não lêem os adultos e entre eles os próprios professores (de todos os níveis, mesmo os universitários) porque ninguém lhes ensinou a sentir o gosto pela leitura, nem lhe criou a necessidade de ler, para lá dos livros de especialidade com que, obrigatoriamente, se têm de manter actualizados.
Todas as editoras que abriram portas nestes últimos anos (e que não são muitas atendendo às necessidades de uma população cada vez mais escolarizada) estão passando por dificuldades para se manterem.
Normalmente, só editam livros que sejam subsidiados, porque sabem que não podem contar com o produto da venda de livros. Em Angola um livro, qualquer livro, dá prejuízo. Salvo raras excepções, de cada mil livros editados vendem-se quatrocentos exemplares. Os restantes, ficam nas prateleiras.
As editoras trabalham pois, entre o subsídio que raramente conseguem e o autor (por vezes mau) que tem dinheiro e pode pagar a edição do seu livro.
Ficam fora dos projectos editoriais os livros infantis e juvenis. São livros caros, a que um Editor não se atreve a empenhar o seu mal parado equilíbrio económico.
Um outro problema e de não menor importância é este: os livros feitos em Angola (e todos os livros deveriam se feitos em Angola, mesmo os escolares.) ficam três vezes mais caros dos que são editados em Portugal ou no Brasil, na África do Sul ou na Namíbia.

(...)

Jacques Arlindo dos Santos


Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, conheci o blog hoje. Sou do Brasil. Desde a minha adolescência (quando eu era de esquerda) me lembro da luta entre o MPLA e o grupo do Sawinbi. O presidente que a esquerda do Brasil apoiava era o José Eduardo dos Santos. Isso nos anos 80 e 90 do século passado. O JES ainda é o presidente de Angola em pleno 2009?
Eu pergunto: houve revezamento e ele se elegeu de novo depois de passar um tempo fora do poder? Angola é parlamentarista e o presidente é vitalício? Inexistem quadros políticos que possam substituí-lo? Angola virou monarquia e o JES, o rei? Foi instituída uma ditadura no país? Ele (JES) pode ser reeleito indefinidamente?