segunda-feira, 23 de março de 2009

Angola e Cabo Verde disputam amistoso

Foto ANGOP
As selecções de Angola e de Cabo Verde, em futebol, jogam quarta-feira. 25-03-2009, salvo erro às 16.00 horas, em Olhão, Algarve (Portugal), aquele que será o quinto amistoso entre ambas.

Nos quatro confrontos já disputados os Palancas Negras venceram três e averbaram uma derrota.

Nunca os dois países disputaram um jogo oficial, mas nem isso deixou de unir angolanos e cabo-verdianos. Além de falarem a mesma língua, os dois países sempre usaram a política e o desporto, o futebol em particular, para estreitar a relação.

Quatro desafios e igual número de treinadores acompanharam os Palancas. Amílcar Silva, Domingos Inguila, Carlos Alhinho e Oliveira Gonçalves foram os técnicos que orientaram os Palancas Negras frente aos cabo-verdianos.

Curiosamente, foi com o luso-cabo-verdiano que os Palancas perderam. No primeiro jogo, em 1978, a selecção nacional foi vencer em plena capital crioula (Cidade da Praia), num torneio alusivo às festividades do aniversário de Cabo Verde. Na ocasião, Diniz apontou o único golo do encontro garantindo a vitória de Angola (1-0).


Sob orientação de Amílcar Silva, o "onze" angolano alinhou de início com Carnaval, Franco, Salviano, Inguila, Vinhas, Quim, Geovety, Laurindo, Silva, João Machado e Diniz.


Em 1985 encontraram-se pela segunda vez no torneio de Mindelo em Cabo Verde. Os anfitriões impuseram um empate a zero golos no tempo regulamentar, mas a selecção nacional saiu vitoriosa na marcação de penaltes (4-3).

Num grupo onde as principais referências eram os avançados Jesus e Nsuka, o técnico Domingos Inguila alinhou na equipa principal, além dos dois, Jaburú, André, Chico Diniz, Chico Afonso, Pedro Ferro, Arsénio, Fusso, Eduardo Machado e Nelson.

Quinze anos depois (2000), as duas selecções cruzaram-se novamente no arquipélago num encontro que, além de se enquadrar no aniversário daquele país lusófono, serviu de preparação para as qualificativas do Mundial de 2002.

Depois de uma igualdade (1-1), com golo de Akwá, o jogo foi decidido nos pontapés de grandes penalidades, com o "onze" crioulo a vencer por 3-2, naquela que é até ao momento a única vitória diante de Angola.

Carlos Alhinho começou o jogo com Cuca, Bodunha, Neto, Julião, Hélder Vicente, Jacinto, Joni, Kata, Paulão, Carlos Pedro e Akwá.

Na Amadora (Portugal), já com muitos atletas que fazem parte do actual grupo, na preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) e em saudação ao aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Mantorras e Love fizeram a diferença, ao apontarem os golos do terceiro triunfo da selecção nacional (2-1).


O desafio foi realizado em 2005 e foi Oliveira Gonçalves a comandar a equipa técnica dos Palancas. João Ricardo, Manuel, Lebo Lebo, Jamba, Yamba Asha, Miloy, Mendonça, Freddy, Figueiredo, Akwá e Mantorras constituiram o onze inicial.


Agora, quarta-feira, na região portuguesa de Algarve, angolanos e cabo-verdianos defrontam-se pela quinta vez. O duelo visa preparar as duas selecções para o CAN2010 que Angola vai albegar de 10 a 30 de Janeiro.


Os anfitriões têm garantida a presença na prova, ao passo que o seu adversário disputa qualificação.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto