sábado, 14 de junho de 2008

Angola na Expo Zaragoza 2008



Página Oficial de Angola na Expo2008

O pavilhão de Angola na Expo Zaragoza 2008 será aberto ao público na próxima segunda-feira, dia 16 de Junho, em alusão ao Dia da Criança Africana, com a realização de uma exposição de pinturas e peças de artesanato. Segundo a directora do pavilhão de Angola na Expo 2008, Fineza Teta, para o efeito, 15 crianças angolanas estão em Zaragoza acompanhadas pela apresentadora do programa infantil da Televisão Pública de Angola, Sónia António.
Para o efeito, a directora do Instituto Nacional da Criança (INAC), Eufrazina Maiato, encontra-se na cidade de Zaragoza, onde vai assistir a inauguração do pavilhão de Angola. De acordo com Fineza Teta, a abertura do espaço de Angola, no dia 16 de Junho, visa sensibilizar a comunidade internacional sobre a importância da conservação da água no desenvolvimento harmonioso das crianças. “A água é vida e as crianças representam o futuro, pelo que se decidiu fazer a abertura do pavilhão de Angola com uma actividade cujo centro de atenções serão os petizes“, afirmou. Nesse dia, será igualmente inaugurada uma exposição de quadros e objectos construídos por crianças no seu dia-a-dia, a qual visa, essencialmente, mostrar a sua imaginação e seu sentido criativo. O pavilhão de Angola, com 468 metros quadrados, tem como tema “Água: Recurso Único”, encontrando-se instalado numa estrutura modular implantado no primeiro piso de um dos edifícios “Ronda”. Soluções inovadoras e introdução de elementos modernos de efeitos especiais, dominam esta mostra para o mundo, onde o visitante embarca numa viagem por sete momentos principias. A exposição “Momentos”, irá propor ao visitante uma viagem por Angola, percorrendo uma Bacia Hidrográfica fictícia que representará um conjunto dos mais expressivos momentos relacionados com a água no país, explorando os locais, as gentes, os usos dos recursos hídricos, mitos, desenvolvimento sustentável das populações locais, dando a conhecer a sua imensidão e potencial. A agenda cultural do pavilhão de Angola prevê um espectáculo musical e uma exposição de arte de mulheres, marcado para o dia 31 de Julho. Para o dia 02 de Agosto, está previsto a exibição dos grupos folcloricos "Kituxi e seus acompanhantes", "Akishi" da Lunda Norte e "Kilandukilo", contando com a presença de mil e 500 pessoas.
Para o dia 07 de Agosto, consagrado a Angola, será realizada uma cerimónia protocolar, a qual contará com a presença do primeiro-ministro de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, prevendo realizar diversas manifestações culturais com a participação de músicos angolanos Carlitos Viera Dias, Dalu Roger, Sanguito, Armanda, Dog Murras e Lina Alexandre.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola