quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aldeia Nova/Cela

A antiga Cela, dos tempos de Oliveira Salazar, é agora Aldeia Nova.
Uma região angolana, localizada ao centro da província Cuanza Sul, precisamente na planície de Wako Kungo. Por ser uma zona de "boa terra" foi escolhida para experiência piloto do modelo comunitário israelita Kibutz
Foi em 2003 que o estado angolano pôs mão-à-obra, contratando a empresa israelita LR Group para a implantação e gestão do projecto.

O balanço é positivo e a Aldeia Nova é agora um complexo agro-industrial integrado e moderno. De tal modo, que o presidente Eduardo dos Santos pretende replicar o modelo em mais nove províncias.

Estes dados foram retirados da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique de Maio, pp. 12 e 13, num excelente artigo Angola pós-guerra e ouro negro da jornalista Augusta Conchiglia que li com entusiamo até aqui:
[…] uma menina descalça, depois de sair da escola, conduz com uma varinha, energicamente, a vaca familiar para dentro do cercado, onde uma equipa de angolanos, de botas e fato de trabalho branco, está a trabalhar com máquinas de ordenha de última moda. Graças a uma argola electrónica, a vaca é identificada à passagem, sendo o seu leite creditado no rol da família que a cria.[…]

Uma argola electrónica??? O comunitarismo, forma ancestral de convivência humana não se fundamenta em comportamento ético e sentido do coletivo. Não bastava formar as pessoas?

Lá mais para o fim do artigo, Conchiglia apresenta a opinião de alguém que também não vê a coisa com bons olhos - o sociólogo Fernando Pacheco […] questiona a viabilidade económica do complexo e prevê dificuldades, quando a equipa israelita se for embora […].



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: