segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Opinião de Luis Kandjimbo - Ageração Literária de 80

Luis Kandjimbo apresenta-nos um “breve enquadramento historico e sociologico” da geração literaria de 80:
Grande parte dos autores pertencentes a esta geração nasceu no período compreendido entre 1955 e 1965, durante o qual ocorreram factos de relevância histórica e sociológica. É o período das independências políticas em África e da continuação das resistências contra o colonialismo, através da luta armada, como são os casos de Angola, Guiné Bissau, Moçambique.(…)É nesse ambiente que ocorre a socialização da Geração de 80, a que denomino por Geração das Incertezas. Ela realiza a sua formação em circunstâncias marcadas por profundas incertezas do ponto de vista ontológico, além das experiências graves e catastróficas como a guerra. Esta geração alcança a maturidade em fins da década de 70, afirma-se na década de 80 com a publicação de livros, participação em concursos literários, a que se junta uma intensa e eufórica actividade associativa nos principais centros urbanos de Angola.



https://share.acrobat.com/adc/adc.do?docid=b977d4cc-d995-4a62-b4a6-e885b9190412

by http://koluki.blogspot.com/



Pensar e Falar Angola

4 comentários:

Koluki disse...

Exmos:

Estou longe de poder ser considerada o que na banda se chama, entre outras coisas, "karrula"... e, por isso mesmo, tenho partilhado os artigos que publico na minha serie "Ecos da Imprensa Angolana" atraves do "Share Acrobat".
Foi-me possivel identicar este artigo do Kandjimbo como um dos que publiquei naquela serie. Nao tenho objeccoes a que o tenham feito. Apenas me parece que seria um gesto tao bonito como 'partilhar', caso tal assim o considerem, assinalar devidamente o blog atraves do qual se obteve o artigo ou, dito de outro modo "dar a Cesar o que e' de Cesar"!
E' que essas coisas dao algum trabalho a fazer e roubam muito do meu ja' escasso tempo.
Obrigada pela compreensao.

João Carlos Carranca disse...

Assiste-lhe toda a razão. Mas como a hiperligação foi enviada por e-mail por um leitor deste blog, e uma vez que não é possivel identificar o 'dono' do respectivo link optei por colocar o link tal e qual ele chegou em rodapé do texto. Há de ver que um texto que lhe retirei do blog, um dia ou dois depois, está perfeitamente identificada a fonte.
Temos como ponto de honra identificar as fontes, sempre que as temos, porque os nossos 'louros' são apenas devidos ao facto de darmos mais luz sobre o que gostamos, achamos interessante ou possa a vir a sê-lo.
Parabens pelo BLOG, que desde já lhe digo que lamento que o tenha interrompido por causa de um leitor.
Sempre ao dispor.

Koluki disse...

Muito obrigada pelo esclarecimento e pela compreensao.
Os meus parabens tambem por este vosso blog.
Quanto ao meu, ele estara' "de ferias" ate' ao fim do mes.
Cumprimentos.

Koluki disse...

P.S.: Como espero ter deixado claro nas mensagens anteriores, esta nao e’ para mim uma questao de maior. No entanto, tendo sido confrontada com casos similares noutros blogs, vejo-me forcada a deixar claro que o que me permitiu identificar a origem deste artigo nao foi apenas o link, mas a frase introdutoria (e o extracto) do post que foi escrita por mim.