quarta-feira, 25 de junho de 2008

A FLIP, ONDJAKI E EU





Transcrito directamente do blog Loucuras De Lady Lita de 9 de Junho

“escrevo porque tenho estórias para contar.”


Ondjaki


Em 2006, na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o escritor angolano Ondjaki esteve presente, infelizmente eu não estava lá.

Eu nem conhecia o trabalho de Ondjaki, mas fiquei conhecendo através das entrevistas que ele concedeu para várias emissoras de tv.

Eu acompanhei os acontecimentos da FLIP via Internet.

Um certo dia, eu estava assistindo tv, então mudando de canal acabei por botar no canal Futura que eu gosto muito! Tinha uma repórter entrevistando um escritor, então fiquei prestando atenção e gostei muito dessa entrevista, era o Ondjaki, falando de uma maneira tão solta, firme, mas com muita suavidade sobre vários assuntos.

A partir desse dia eu comecei a procurar material sobre ele, li várias entrevistas em vários blogs. Então, me despertou algo...lembrei da minha infância e dos meus amigos angolanos de quando eu morava no interior de São Paulo, pois aquele tempo foi um tempo único e fora do normal. Eu amava aquelas pessoas, pois elas eram muito alegres...era só alegria.

Mas, Ondjaki é assim: faz a gente voltar lá na infância.

Lendo os livros, as poesias, vendo seu trabalho no cinema; foi me despertando muito interesse por tudo o que ele faz.

Graças a ele comecei a procurar blogs angolanos. Passei por alguns blogs interessantes como: A Minha Sanzala do JotaCê Carranca e o Attelier dos Mangueirinhas do Ngoi Salucombo Jr., de quem me tornei amiga, e assim trocamos muitas informações sobre Brasil e Angola. Preciso dizer que, antes de chegar nesses dois blogs, passei pelo blog Floresta do Sul do António Manuel Venda, e foi através do blog dele que cheguei aos outros.Estou relatando tudo isso, porque para mim, foi muito importante esse acontecimento. É como uma viagem boa e agradável; e isso, porque eu estou sendo breve, porque se eu fosse contar tudo; daria um livro.



e depois eu acrescentei:



http://floresta-do-sul.blogspot.com/2007/04/entrevista-ondjaki.html






Pensar e Falar Angola

14 comentários:

VARAL disse...

Oiiii!
Esse blog é um charme.

Estou passando para prestigiar os amigos.
Como sou fã de Ondjaki, não poderia deixar passar a oportunidade de deixar esse recadinho.

VARAL disse...

Olá!

Esse blog é um charme.

Sou fã de Ondjaki.

Não se pode perder a oportunidade de prestigiar o que é bom.

Anos Dourados disse...

Belo blog.

Ondjaki é um escritor muito bom.
Adoro os poemas dele.

L. Leme disse...

Parabéns pelo blog.

Grande Ondjaki, o que é bom tem que ser divulgado.

são branca disse...

Mais uma entrevista: "Infância revisitada", do Jornal de Letras de 21 de Maio último, em: http://clix.visao.pt/EdicoesJL/Pages/Infanciarevisitada.aspx

Carmem disse...

O Ondjaki é daqueles autores que a gente começa ler e não quer parar mais.
Ele é muito bom.

CAMINHOS disse...

O bom dessa coisa de blog é a amizade e o conhecimento que vamos adquirindo com o tempo.

Ganhei de uma amiga, o livro Os da minha rua, li e já estou procurando os outros p/ poder ler.

Parabéns pelo blog, ele é realmente um charme.

Silveira S. disse...

Ondjaki é um escritor de verdade, merece toda nossa consideração.
Valorizar o que é bom: é preciso.

Abraços

Olívia Souza disse...

Olá!Eu Nasci em Moçambique,mas estou no Brasil desde os cinco anos.
A África é um espetáculo! Esse blog é lindo, Ondjaki é SHOW e os amigos, ah! amigos são preciosos.

Bjs

Jorge de Lima disse...

Não podia deixar de passar aqui p/ prestigiar os amigos.

Gostei imensamente do blog, estarei sempre por aqui.

Abraços

BIA disse...

Olá!

Eu estava procurando na net, assuntos sobre a flip. Achei esse texto que simplesmente adorei!

Já repassei p/ meus amigos.

E encontrar esse blog foi um presente...quanta coisa interessante. Adorei!

Pode contar c/ a minha presença sempre por aqui.

Josué C. A. disse...

Ondjaki é mesmo muito querido dos brasileiros.
Fico muito feliz c/ essa dedicação a ele.

Abraços

Anónimo disse...

Essa dos blogues se interligarem é mesmo um espetáculo.
Li sobre o Ondjaki num outro blogue referido aqui nesse texto, só depois achei a autora.
Divulgar o que é bom é excelente!

Dina Couto/Brasil

Marley S. Santos disse...

Putz!! Eu estou zonza! Conheci o belo Ondjaki na Bienal de Brasília, ele é um escritor de peso. Jamais imaginaria essa história, é muito boa! Amei.

Marley/ Brasília - Brasil