domingo, 11 de dezembro de 2011

Rui Tavares - Exposição de Fotografia

O MOVIMENTO X e o Gabinete de Imagem e Divulgação da COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ANGOLA - CDC vêm por este meio anunciar a abertura da Exposição de Fotografia “XX ANOS/20 IMAGENS com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola”, de RUI TAVARES, a ter lugar no próximo dia 15 de Dezembro pelas 18:30 no espaço ELINGA – TEATRO.
Como tema principal desta exposição o artista, fotografo oficial da companhia, apresenta pela primeira vez ao público o resultado de 20 anos de trabalho com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola e a sua directora artística, a professora, coreografa e bailarina Ana Clara Guerra Marques.
Terá como base imagens a preto e branco impressas directamente sobre alumínio e imagens a cores impressas directamente sobre acrílico translúcido.
Em complemento haverá imagens em papel, tela, material gráfico e projecção de imagens e vídeo no espaço da exposição.
Rui Tavares nasce em 1971, angolano, inicia-se na fotografia em Portugal em 1987.
Em 1991, em Luanda, interessa-se pelas imagens de dança e no ano seguinte inicia a sua colaboração com o Conjunto Experimental de Dança, posteriormente designado Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC), da qual é um dos membros fundadores.

Inicia assim o seu percurso como profissional nas áreas da fotografia e desenho gráfico. Responsabilizado pelo Gabinete de Imagem e Divulgação da CDC, encarrega-se igualmente de todo o material promocional e imagem desta companhia de dança angolana, a nível da imprensa.
 Desenvolve actividade similar junto do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), órgão do Ministério da Cultura de Angola. Neste Instituto exerce, a partir de 1995, a sua actividade como docente da Escola Nacional de Artes Plásticas, para a qual elabora o programa e introduz a disciplina curricular de fotografia.
Todo o seu percurso ligado à fotografia de dança desenvolve-se junto da CDC enquanto mantém colaborações com as áreas da moda, publicidade, desenho gráfico e arquitectura.

Em 1998 tem o seu trabalho apresentado na revista francesa de artes plásticas Revue Noire, nº 29 e é incluído no ano seguinte no livro “Anthology of the African Photography”, ed. revue noire.
Em 2003 é editado o livro “ A Companhia de Dança Contemporânea de Angola”, do qual é responsável pela autoria gráfica e fotografia.
Efectua diversas exposições de fotografia em Angola, África do Sul, Brasil, EUA, Espanha, França, Mali, Namíbia e Portugal.
Na II Trienal de Artes de Luanda, em 2010, apresenta um trabalho individual elaborado para a ocasião.
Actualmente, entre vários projectos, encontra-se a terminar uma licenciatura em Arquitectura e Urbanismo.
Esta exposição insere-se ainda no âmbito da comemoração do 4º aniversário do Movimento X e do 20º aniversário da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.
RUI TAVARES, fotografo oficial da CDC, apresenta pela primeira vez ao publico o resultado de 20 anos de trabalho com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: