sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Quanto tempo demora a abrir este blog?

Como queremos melhorar pedimos que colaborem, clicando neste link aqui e nos digam quanto tempo leva o Pensar e Falar Angola a abrir. Não se esqueçam de nos dizer onde é que estão e que tipo de ligação têm. 
Aqui, Algarve, sapoadsl, 2:15:23.


Pensar e Falar Angola

3 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Eu já ia nos 3 minutos e tal (!!!) e tive que parar a contagem, porque ainda não tinha aberto tudo. E tenho MEO fibra!!!

Este blogue é de loucos. É, sem qualquer sombra de dúvida, um dos blogues mais lentos que encontrei até hoje. Eu já pedi para fazerem uma limpeza às aplicações, mas o resultado foi praticamente nulo. Será que desta vez vai ser mesmo feita uma limpeza? Oxalá!

Fernando Ribeiro disse...

Escrevo de novo para pedir desculpa pelo tom usado no meu comentário anterior. À força de querer poupar nas palavras, acabo por parecer seco e até ofensivo, o que não era a minha intenção. Peço desculpa mais uma vez. Desta vez vou ser palavroso.

Eu gosto muito deste blogue, mas se não fosse a possibilidade de eu o visualizar através do Bloglines (um site semelhante ao Google Reader), sem precisar de abrir o blogue fisicamente, confesso que não o visualizaria diariamente, como realmente faço.

O problema deste blogue é que ele tem muitas aplicações incorporadas. Quando se abre o blogue, as aplicações que ele contém acedem automaticamente aos sites onde está guardado o conteúdo que elas vão exibir no blogue. Por exemplo, cada vídeo do Youtube que está incorporado no blogue, por exemplo, vai abrir uma ligação separada. O boletim meteorológico vai abrir mais uma, pelo menos. As cotações do petróleo mais uma, e por aí fora. Se o blogue contiver muitas aplicações incorporadas, a abertura do blogue vai, por si só, implicar a abertura automática de muitas outras ligações, mesmo que não estejamos interessados nelas. Mas há mais: basta que uma destas ligações não se consiga estabelecer (porque o seu servidor está "em baixo" ou porque os nós da rede que lhe dão acesso estão congestionados de tráfego, por exemplo), a rapidez na abertura do próprio blogue fica comprometida, por vezes seriamente.

Quando isto acontece, a efetivação e rapidez na abertura das diversas ligações incorporadas acaba por ser mais importante, para a abertura do blogue, do que a rapidez do acesso à Internet que tiverem os visitantes deste. De que adianta termos fibra ótica em casa, por exemplo, se uma falha na abertura de um diaporama que está no blogue provocar um "engasgue"?

O pessoal da Informática usa uma sigla que resume a forma como ele deveria trabalhar (mas na maior parte das vezes não cumpre), e esta sigla é KISS. O seu significado é «Keep It Simple, Stupid». Não querendo eu chamar estúpido ao resposável por este blogue (por quem tenho um grande respeito, embora não o conheça pessoalmente), eu recomendar-lhe-ei a aplicação desta sigla a este "nosso" blogue, tornando-o simples.

Um grande abraço e desculpe qualquer coisinha.

João Carlos Carranca disse...

Desde já agradeço este comentário. Lembro-me das vezes que tem referido a demora de abrir deste deste blog. Uma vez que o meu conhecimento de informática é empírico, reconheço que preciso de ajuda e por isso este post.
Talvez aproveitando a crise eu utilize mesmo o 'KISS' à revelia dos meus companheiros de Pensar e Falar Angola.
Obrigado uma vez mais.

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola