quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cinema - Retrospectiva2010

Acções de formação e promoção do cinema nacional marcam actividades do IACAM 


Por Cláudio Moreira
 

As acções do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia (IACAM) foram marcadas, em 2010, por uma forte componente formativa de quadros de nível básico na área cinematográfica e iniciativas concertadas de promoção do cinema nacional, tendo a grande montra sido a Feira Internacional de Cinema de Luanda (FIC) realizada de 19 a 26 de Novembro último.
 
 
 
De acordo com o cronograma de actividades do IACAM, observado pela Angop em 2010, o Instituto garantiu formação a mais de cem profissionais nas diversas áreas da sétima arte.
 
 
 
A título de exemplo, a referida instituição realizou um curso de formação de guionistas, de 1 de Agosto a 15 de Novembro, na capital angolana, onde se inscreveram 50 profissionais, numa acção orientada pelo guionista Paulo Motuquesa "Ivan".
 
 
 
A acção formativa incidiu, entre outros, nos módulos sobre “A importância do guionista”, “Introdução ao Cinema e Guionista”, “Teoria geral”, “Composição de um guião” e “Aulas práticas”.
 
 
 
A par deste e outros ciclos de formação, o IACAM promoveu também o segundo seminário sobre "A relevância dos estudos antropológicos em Angola", de 6 a 7 de Março, na província do Namibe.
 
 
 
O encontro reuniu investigadores na área das ciências sociais, em particular da antropologia, tendo proporcionado debates sobre o estado dos estudos antropológicos em Angola, a sua importância na actualidade e perspectivas.
 
 
 
Neste âmbito, importa salientar que os “estudos antropológicos e etnográficos em Angola são herdeiros de uma memória literária anterior à independência, relativamente vasta e diversificada, que deve ser relida com uma visão actual, pois contém elementos de estudo de inegável valor”.
 
 
 
Fora os planos formativos internos, o IACAM fez-se também presente em encontros internacionais.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: