quarta-feira, 20 de abril de 2011

LUANDA CRESCE

Luanda será a 4ª cidade mais populosa e a 2ª mais rica da África subsariana em 2025. Segundo um relatório do Mckinsey Global Institute (MGI), datado de Março, que considera o desenvolvimento social e económico entre 2007 e 2025. As cidades angolanas estão incluídas no top 600 entre duas mil que foram analisadas pelo MGI. Este ranking representa cerca de 60% do crescimento previsto para o PIB global.

 
Entre 2007 e 2025, Luanda vai crescer e transformar-se numa das principais cidades da região. Em termos de população, será a 4ª da áfrica subsariana , prevendo-se um crescimento superior a 51%. Em termos de PIB total, a capital de Angola melhora a posição, ocupando o 2º lugar do ranking, avançando quase 80%. Quando considerado o PIB per capita, desce para o 5º, embora seja uma das cidades que mais cresce neste item. O forte crescimento faz supor o aparecimento da classe média na capital.



Huambo

 
A única área urbana que ascende ao pódio das cidades do futuro é o Huambo, segundo o MGI, mas em lugares mais modestos no Ranking da África subsariana , embora o crescimento da população entre 2007 e 2015 coloque o Huambo na fasquia das cidades pequenas, o aumento da riqueza é assinalável: O PIB total cresce 84%, enquanto o PIB per capita avança 68%.


Na África subsariana , 15 cidades entram no Top 600 entre as 143 analisadas. Além de Angola, África do Sul, Ghana, Nigéria, Quénia, Sudão, RDC, são os países representados no ranking. Nas cidades, o pelotão da frente inclui ainda Abadam, Abuja, Accra, Cape Town, Cartum, Durban, East London, Johannesburg, Lagos, Luanda, Nairobi, Pretoria e Kinshasa.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola