segunda-feira, 3 de novembro de 2008

João Melo lança no Rio de Janeiro "Filhos da Pátria"


O jornalista e escritor angolano João Melo lança hoje(3), no Rio de Janeiro, o livro de contos "Filhos da Pátria".

A apresentação do livro, na Biblioteca Nacional, será feita pelo professor Muniz Sodré.

Além do Rio, "Filhos da Pátria" será lançado em Salvador, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis. Coletânea de contos, o livro teve sua primeira edição em Angola, em 2001, pela editora Nzila, e em Portugal foi lançado pela editorial Caminho. Da poesia ao conto João Melo nasceu em 1955 em Luanda, onde vive.

É escritor, jornalista, publicitário, professor universitário de Comunicação e deputado à Assembleia Nacional de Angola. Fez os estudos primários e secundários em Luanda. Estudou Direito em Coimbra.

De 1984 a 1992 morou no Rio de Janeiro, onde trabalhou como correspondente de imprensa. Nesse período, graduou-se em Jornalismo na Universidade Federal Fluminense e fez o mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como escritor, é poeta, contista, cronista e ensaísta. Publicou dez livros de poesia, quatro de contos e um de ensaios. Tem actualmente no prelo três livros de poesia, dois de ensaios e um de contos. Está representado em várias antologias, em Angola e no estrangeiro. Teve três menções honrosas, duas no Prémio Sonangol de Literatura e uma no Prémio Sagrada Esperança, ambos em Angola. Publicado habitualmente em Angola e Portugal, tem textos traduzidos para mandarim, alemão, italiano e húngaro. É membro fundador da União de Escritores Angolanos, da qual já foi secretário geral, presidente da Comissão Directiva e presidente do Conselho Fiscal.Como jornalista, recebeu em 2008 o Prémio Maboque de Jornalismo, a maior distinção jornalística de Angola. É um dos autores africanos mais estudado nas universidades brasileiras. João Melo é diretor-geral da revista África 21 e parceiro do portal de informação África 21 Digital



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...