sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Angola na Imprensa (5)

As fortes chuvas que desde Outubro se têm feito sentir em Angola já fizeram quatro mortos e deixaram desalojadas quase cinco mil pessoas, anunciou ontem o Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC).
A época das chuvas só começou há um mês e já deixou estragos avultados, principalmente nas províncias do Cuango-Cubango, Uige, Zaire, Kuanza Sul e Kuanza Norte e também Moxico.
A província do Uige, além de ter sido palco para duas das quatro mortes, viu cerca de 1800 pessoas ficarem desalojadas. Já em Luanda-Norte 738 famílias ficaram sem casa.


A Protecção Civil apoiou as pessoas que ficaram desalojadas recebendo-as no centro de abrigo e providenciando apoio alimentar. O SNPC pôs em prática algumas acções no sentido de minimizar os efeitos negativos das chuvas e que assentam principalmente no resgate e transporte das pessoas em perigo para locais mais seguros. No que diz respeito a acções de prevenção, foi levada a cabo uma campanha de sensibilização da população para que evitem zonas de maior risco estando também as autoridades sanitárias em estado de alerta para possíveis epidemias geralmente associadas a cenários de chuvas prolongadas.


A actuação relativa à reparação dos estragos provocados conta com o apoio de organizações não governamentais, assim como do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Programa Alimentar Mundial (PAM).
(c) PNN Portuguese News Network



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: