quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Em Trânsito na Cozinha (6)


Me espreguiço no Cabo Ledo que até mete impressão a quem não pode.

Se engarrafa nas ruas de Luanda, se respira o pó que não sabe vem mais donde, se ensurdece só de ouvir o silêncio de quem mais já não fala só resmunga, se engasga de ter de usar gravata mesmo que a pele se desfaça em água, se morre de sede de viver com tanto calor assim, que o melhor mesmo é me espreguiçar no Cabo Ledo e não sei eu um dia vou mais voltar.

Minha mãe me ensinou que é com folha de mandioca (mas como nem sempre está num aí ao pé da mão, vai mesmo com caldo verde) me delicio com um Quizaka. Ou será Kizaka ou ainda Quisaca?
Ingredientes:
1/2 kg de couve usada para caldo verde ou de espinafre
1/2 kg de camarão
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de pasta de amendoim
sal q.b.
Preparação:
Lava-se muito bem a couve ou o espinafre, dá-se uma fervura e escorre-se a água. Leva-se um recipiente ao lume brando com o azeite, as cebolas cortadas aos pedaços muito pequenos, os dentes de alho cortados da mesma forma e sal q.b. À parte, frita-se o camarão e corta-se aos pedaços.
Mistura-se ao refogado e deixa-se cozer, acrescentando ao mesmo tempo a pasta de amendoim diluída em uma chávena de água tépida. Deixa-se cozer até ficar soltinha. Acompanha qualquer prato de carne ou peixe.


foto do Hidro
Pensar e Falar Angola

Sem comentários: