segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Angola na Imprensa (3)

Opinião

Angola está a nascer como centro importante”, diz escritor moçambicano Mia Couto

Alianças entre países pobres podem ser viáveis. A afirmação é de Mia Couto, que considera que Angola pode vir a juntar-se a países como a China, Índia, África do Sul e Brasil, nesse sentido.

Carlos Severino, revista África 21

São Paulo - “Acredito que hoje, pela primeira vez, no contexto internacional, alianças entre países pobres podem ser viáveis”, disse o festejado escritor moçambicano Mia Couto ao jornal brasileiro Estado de São Paulo, em longa entrevista publicada no domingo, 16.

Ele lembrou que essa ideia é antiga, mas, nos anos 60 e 70, quando se começou a falar em cooperação sul-sul, não existiam países importantes neste hemisfério.

“O que fazia falta, e agora já existe, é que alguns países começam a ser importantes, como a China, Índia, África do Sul e Brasil, que podem sustentar esses projectos. Angola está a nascer também como possibilidade de outro centro importante”, afirmou Mia.

O escritor acrescentou que a cooperação entre as nações não deve assentar em doações e solidariedade, mas em políticas de eficiência económica, de intercâmbio comercial e de investimentos.

Mia Couto mostrou-se desapontado com o facto de África ter perdido, segundo ele, “o sentido crítico de se avaliar em função de seus interesses. Hoje, as relações de Estado e de convivência estratégica pesam mais”. Apontou o dedo, particularmente, para a situação no Zimbabwe:”A nossa capacidade de criticar o que acontece no Zimbabwe morreu”, disse.

Entretanto, a emergência de uma nova geração de intelectuais africanos que defende a superação da posição vitimista em relação ao passado colonial do continente foi saudada pelo escritor moçambicano. Afirmou ele:”É preciso começar a apontar para dentro, começar a responsabilizar as elites africanas. Há países que estão piores que na época da independência. E não se pode pensar que é tudo derivado da herança colonial”.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: