segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Kwanza Norte - Saúde

O governador do Kwanza-Norte avisou, na quarta-feira, em Camabatela, os administradores municipais que devem inscrever nos orçamentos rubricas que contemplem “o reforço da oferta do pacote da saúde materna e infantil e o combate e controlo das grandes endemias”.
As recomendações, que têm em conta a estabilidade social das comunidades, foram divulgadas na quinta reunião extraordinária do governo provincial.
A medida visa, essencialmente, diminuir os índices acelerados da mortalidade materna e infantil na província.
Henrique Júnior referiu que a intenção é também revitalizar nos municípios o processo no sistema nacional de saúde no que se refere à funcionalidade operativa, técnica e financeira.
Com esta medida, frisou, pretende-se melhorar os indicadores de saúde materno e infantil.
O governador sublinhou ser necessário assumir e garantir que as intervenções incluídas no pacote essencial do cuidado e serviços de saúde estejam disponíveis em todas as unidades de atenção primária, do mesmo modo oferecidas por equipas avançadas e moveis nas áreas de difícil acesso e nas unidades sanitárias.
É também necessário, lembrou, a promoção da participação das famílias das próprias comunidades, igrejas, autoridades tradicionais, líderes de opinião e de informação na sensibilização e mobilização da população sobre a importância de reduzir a mortalidade materna e infantil.
Tudo isso, disse, deve ser feito sob coordenação dos administradores municipais.
Henrique Júnior salientou, igualmente, a construção da linha de transporte de corrente eléctrica de Capanda, em fase conclusiva, passando pelos municípios de Lucala, Samba-Cajú e Ambaca, até a província do Uíge, o que permitiu a construção de duas subestações do género nas localidade de Lucala e Pambos de Sonhy.
Na reunião foram, ainda, analisadas questões relacionadas com o processo de actualização do registo eleitoral, a saída de quadros de um Ministério para outros e o projecto de luta anti vectorial para combate à malária.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: