sábado, 25 de setembro de 2010

Hoje é Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde



Angop/Arquivo
Hoje é Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde
Hoje é Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde
Luanda - A 25 de Setembro de cada ano comemora-se em Angola o Dia dos Trabalhadores da Saúde, data institucionalizada em homenagem ao médico e nacionalista Américo Alberto de Barros e Assis Boavida.

Américo Boavida faleceu a 25 de Setembro de 1968, na sequência de um bombardeamento aéreo do exército colonial português à base Hanói II, do MPLA, perto do rio Luathi e da Floresta de Cambule, na província do Moxico.

O ramo da saúde em Angola, segundo estimativas divulgadas em 2008 pelo ministério de tutela, emprega 57.531 trabalhadores, dos quais 1.812 médicos, 26.766 enfermeiros e 5.267 técnicos de diagnóstico e terapêutica, adicionando ainda vários processos de admissão em curso.

Em contrapartida, de acordo com a fonte, o país ainda enfrenta vários problemas como o da formação técnica e básica, muitas vezes aquém dos desafios do dia-a-dia, a deficiente formação contínua e a reconversão de carreiras.

Apesar das dificuldades profissionais que enfrentam, os trabalhadores da Saúde têm conseguido combater e dar solução a vários casos de doenças que assolam o país, tais como a malária, diarreias agudas, tétano neo-natal e algumas epidemias como o vírus Ebola e a gripe A (H1N1).

De acordo com o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, o ministério que dirige  está a envidar esforços para baixar os índices de mortalidade, principalmente infantil, de forma a concretizar os objectivos propostos para o milénio, até 2015, definidos pelas Nações Unidas.

Para isso, Angola propõe-se a reduzir em dois terços a mortalidade infantil e reduzir para três quartos a taxa de mortalidade materna até 2015.
Dados do inquérito sobre o Bem-Estar da População, de 2009, apontam que a taxa de mortalidade infantil em Angola baixou de 150 mil mortes em mil nascidos vivos para 116.

A taxa de mortalidade materna passou de mil e 500 mortes em 100 mil partos para 600, segundo estimativas recentes da OMS.

A guerra que o país atravessou é apontada como a principal razão da alta taxa de mortalidade no país, devido à destruição das infra-estruturas sanitárias e à  concentração de pessoal médico nas cidades, onde estão 70 porcento dos médicos, 30 do pessoal de enfermagem e 45 do restante pessoal paramédico.

Ao comemorar mais uma vez esta efeméride, os profissionais da Saúde vão transformar este dia numa jornada de reflexão sobre o desempenho dos serviços face ao programa do Governo para o quadriénio 2009/2012.
 
Vão igualmente fazer uma introspecção sobre a actuação dos quadros, enquanto servidores públicos, e o reforço da colaboração institucional, com os parceiros sociais e organizações profissionais.

Américo Alberto de Barros e Assis Boavida  nasceu em Luanda a 20 de Novembro de 1923. É filho de Joaquim Fernandes Alves Boavida e de Acília de Assis.


O nacionalista é patrono do hospital Américo Boavida, sito no município do Rangel (Luanda).

Para saudar a data, realizam-se no país várias actividades político-culturais e recreativas, cujo acto central acontece hoje (sábado) no município de Cacuaco, província de Luanda, sob o lema “Atendimento humanizado, profissionais responsáveis e valorizados rumo à municipalização dos serviços de saúde”.
 

O acto será presidido pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola