quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GENEA ANGOLA TORNA-SE UMA EMPRESA KAMBAS DO BEM

22/09/2010 - Fonte: Iga Bastianelli - Assessora de Imprensa Genea Angola

img_noticia

Genea Angola – empresa com foco no Mercado Imobiliário localizada na região de Viana é a mais nova empresa parceira do Projecto Social kambas do Bem. Na semana passada, a Analista de Marketing, Patrícia Tucunduva representando a empresa visitou a Comunidade do Mussende para a entrega de 500 mosquiteiros aos alunos da escola e aos moradores da comunidade.

Por Iga Bastianelli

Genea Angola – empresa com foco no Mercado Imobiliário localizada na região de Viana é a mais nova empresa parceira do Projecto Social kambas do Bem. Na semana passada, a Analista de Marketing, Patrícia Tucunduva representando a empresa visitou a Comunidade do Mussende para a entrega de 500 mosquiteiros aos alunos da escola e aos moradores da comunidade. A doação demonstra a preocupação da Genea com um problema sério de saúde em Angola, a malária. A utilização de mosquiteiros é um método de barreira que ajuda a prevenir esta doença transmitida pelos mosquitos.

Desde que passou a atuar em Angola a Genea já doou aproximadamente 1.500 mosquiteiros para diversas outras instituições. Mas, a parceria com as Kambas do Bem não termina com esta ação “este é apenas o início”, disse a representante da empresa. Sensibilizada e impressionada com o trabalho que vem sendo desenvolvido na comuniddae a Analista de Marketing, Patrícia Tucunduva se voluntariou para implementar um “grupo de teatro” aos sábados para as crianças na comunidade: “fico feliz em ter conhecido este belo projecto desenvolvido pelas Kambas do Bem, será um prazer participar das actividades, e ainda vou impulsionar outras pessoas da Genea a participarem desta bela ação”, disse Patrícia.

Conheça mais sobre o Projecto Kambas do Bem

Kambas do Bem no dialeto kimbundo significa amigos do bem

Diversas mulheres expatriadas que moram em Luanda, capital de Angola, na África, se uniram em prol de uma causa nobre, ajudar o próximo através do trabalho voluntário. O projecto teve início em 2008 com a comunidade de refugiados de guerra de Mussende, localizado em Viana. E em 2010 o trabalho será focado também, na Comunidade do Honga.

Em 3 de outubro de 2009 foi inaugurada a escola de Mussende. Além das seis salas de aula (que durante o dia são ocupadas pelas crianças e à noite por adultos que participam do programa de alfabetização), a escola conta com biblioteca, sala de administração, sala de professores e três centros de capacitação.

A escola foi construída com a verba arrecadada pelas Kambas do Bem. Metade dos fundos são provenientes dos diversos eventos promovidos e das contribuições de empresas parceiras. Os outros 50% foram arcados pela Construtora Norberto Odebrecht, que apóia o projeto.

Para administrar e gerir a escola, foi identificada a Congregação das Irmãs Franciscanas Nossa Senhora do Amparo que aceitou o convite das Kambas. Freiras brasileiras desta congregação que já atuavam em Angola cuidam da educação de cerca de mil e cem crianças de até 12 anos.

Nestes quase 2 anos de trabalho, muitas conquistas podem ser contabilizadas em Mussende como a construção de um fontanário em parceria com a Epal – Empresa de Água de Angola. Este equipamento que tem 12 torneiras e parece simples foi uma enorme conquista para a comunidade. Foram financiados, também, cursos profissionalizantes de pedreiro, corte e costura e padeiro para cerca de 30 jovens moradores de Mussende. Todas as iniciativas na comunidade foram negociadas e acordadas através de reuniões com as secretarias de governo do município de Viana.

Vale ressaltar que o trabalho das Kambas do Bem em 2010 tem como foco melhorar a qualidade de vida da Comunidade do Honga, localizada em Talatona.

Kambas do Bem

O projecto é totalmente voluntário e se organiza em equipes de trabalho. De acordo com as habilidades de cada uma, as mulheres que se dividem em equipes:

Comunidade: são as representantes das Kambas junto à comunidade do Mussende, fazendo com que o projecto consiga realmente atender as demandas dessa comunidade. Esta equipe é o vinculo entre a comunidade e as mulheres expatriadas.

Eventos: São elas que organizam as festas .O objetivo é angariar recursos para o projeto Kambas do Bem.

Costura: Mãos habilidosas e muita criatividade é a base dessa equipe que transforma pedaços de pano africano em peças que enchem nossos olhos de cor e curiosidade. Todo ano é feito um Bazar Beneficente.

Jovens Kambas: Foi pensando em conscientizar mais os jovens expatriados que foi criado o Jovens Kambas. Eles são filhos das Kambas do Bem e desde cedo estão percebendo o quanto sua ajuda é valiosa.

Caixa: Criado para organizar as doações feitas pelas Kambas que além do trabalho voluntário ajudam financeiramente o projeto.

Comunicação: Sua finalidade é criar ferramentas de comunicação como o informativo mensal ( jornalzinho) , promover ações de captação de parceiros- de empresas kambas e divulgar as informações. Essa equipe se compromete com a notícia e com a divulgação do projeto.

E por fim, temos um grupo muito especial e de grande valor, o Grupo de Oração. Um grupo aberto onde as orações e os ensinamentos da bíblia são estudados. Esse fortalecimento espiritual é, sem dúvida, muito importante para cada uma das Kambas.

Release produzido pela

Equipe de Comunicação Kambas do Bem

Jornalista Responsável

Iga Bastianelli (DRT 1883)





Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

E esta empresa chega a 2012 e não cumpre com entrega das casas vendidas e que já recebeu o valor total. Exemplos: Ginga Renata e Vitoria Office.

vida é obra

Dr. Agostinho Neto