quarta-feira, 10 de junho de 2009

Prémio António Jacinto

O Ministério da Cultura iniciou a recepção das obras concorrentes ao Prémio Literário "António Jacinto - edição 2009", que visa incentivar a criação literária e a promoção do surgimento de novos talentos no mercado angolano, nesta vertente da literatura.
O período de recepção vai prolongar-se até ao dia 14 de Agosto.
O vencedor deste prémio anual terá direito a uma quantia monetária equivalente em kwanzas a cinco mil dólares americanos, um diploma e a edição da sua obra, pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD).
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Cultura, os candidatos ao prémio, que conta com o patrocínio exclusivo do Banco de Poupança e Crédito deverão remeter ao INALD três exemplares digitalizados das suas obras, assinando as mesmas com o respectivo pseudónimo.
Assim, esta instituição convida todos os autores angolanos para concorrem ao prémio. Lembra aos autores no sentido de remeterem também uma cópia do Bilhete de Identidade, que será anexada aos exemplares das suas obras literárias.
O prémio literário "António Jacinto" foi instituído em 1993, pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), em homenagem a este poeta angolano, falecido em 1991.
Em 2008, o escritor Batchi, pseudónimo literário de Basílio Tchindombe, venceu o prémio literário "António Jacinto", com a obra intitulada "O que a África não disse".
Ao longo da sua existência, este prémio literário já trouxe como revelação 18 autores, sendo 12 em poesia e seis em prosa. Atribuiu 12 prémios e seis menções honrosas.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: